Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Alessandra Pontes Roscoe

MPDFT

Menu
<

identidade ler e legal

Obras, endereço do blog, perfil do Instagram/Facebook, coluna:

Mensagem/biografia:

Tenho mais de 45 livros publicados a maioria para a infância e como Jornalista também muitos textos e matérias publicados. Sou coordenadora do Uniduniler todas as letras projeto de incentivo às leituras afetivas e partilhadas com públicos distintos, desde o ventre até idosos e em locais como hospitais, casa abrigo e sistema prisional. Alguns dos livros publicados: A menina que Pescava Estrelas ( adaptado para uma animação no cinema), O Jardim Encantado, A fada Emburrada, Brasília em Figurinhas, JK, o lobo guará, História pra boi casar ( livro-CD), Atrás do olho Fechado ( livro-CD), O jacaré Bilé, A outra história da Cigarra e da Formiga, O Sr. Pavão, A Façanha da Dona Aranha, O minhoco Apaixonado, Blim-Blão, Pirulito, Na Palma da mão, O Cravo, a Rosa e o Jasmim, O Sumiço do Ouriço, Caixinha de guardar o tempo (finalista do Prêmio Jabuti 2013), Dentro do Escuro mora um segredo, Dedé e os Tubarões, Guia de Leitura para bebês e pré-leitores Uniduniler, Quer conhecer minhas cantigas favoritas? Era uma vez um lobo Mingau, Que porquinho é este? Minhoca não quer pipoca, Jacaré não tem chulé, Jabuti não lê gibi, Mico não usa penico, Urubu não como chuchu, Receita para bem crescer, Se..., O palhaço Picolé, Voos, participação nas coletâneas: Cartas ao poeta dormindo, Mulherio das Letras e O que é qualidade em Literatura Infantil, com a palavra o escritor.

Sou Alessandra Roscoe, jornalista, escritora, mediadora de leitura e coordenadora do Uniduniler todas as letras, projeto de incentivo às leituras afetivas e partilhadas com públicos distintos desde o bebê no ventre até idosos (www.uniduniler.com.br) Tenho mais de 45 livros publicados, alguns traduzidos em espanhol e inglês. Meu foco é a literatura para a infância, mas escrevo para pessoas de 0 a 100 anos. Antes de qualquer outra coisa sou leitora e descobri que mais do que escrever e publicar livros, eu precisava encontrar formas de partilhar o meu amor pelos livros, pela literatura e pelas leituras. Acredito na leitura literária como ferramenta poderosa para mudar realidades, Como jornalista criei, editei e apresentei por vários anos o quadro Conversa Informal de entrevistas culturais na TV Record, passei por rádio, jornal, revista e fiz grande parte da minha carreira como repórter na televisão. Em 2007 decidi me dedicar exclusivamente à literatura e de lá para cá apenas em coberturas especiais ou matérias ligadas à arte e à escrita eu tenho aberto algumas exceções para atuar ainda como jornalista. Em quase 20 anos de literatura tive algumas alegrias como ter bibliotecas batizadas com meu nome pelo Brasil afora, ter meu primeiro livro adaptado para um curta de animação no cinema, ter livros em acervos de bibliotecas internacionais, em catálogos de feiras como a de Bolonha e de Frankfurt e em acervos de compras de governo em programas como PNBE E PNLD e distribuídos em todas as bibliotecas escolares do país. Em 2013 fui finalista do Prêmio Jabuti como livro Caixinha de guardar o tempo. Em 2020 recebi o Prêmio FAC Brasília 60 na categoria Literatura. Desde 2008 atuo também como jurada em concursos nacionais de literatura e presto consultoria literária a escolas e entidades. Em 2017, o Uniduniler todas as letras ganhou o reconhecimento de um dos maiores e mais respeitados Centros de Referência em Leitura, o CERLALC, ligado à Unesco, o projeto foi reconhecido como uma das melhores iniciativas de incentivo à leitura na primeira infância da América Latina e Caribe e em 2021 foi finalista do I Prêmio Candango de Literatura. Participo do coletivo de escritoras Mulherio das Letras e fui uma das fundadoras do Coletivo Editorial Maria Cobogó, apesar de não integrá-lo mais.

 


Indicação de: Adriana Costa de Miranda

Títulos dso livros:

  • A árvore voadora;
  • A menina que pescava estrelas;
  • Caixinha de guardar o tempo;
  • Brasília em figurinhas;
  • Receita para bem crescer;
  • Voos.

Motivo da indicação: Como professora da rede pública de ensino do Distrito Federal, indico a escritora Alessandra Pontes Roscoe para o Prêmio Ler é Legal porque ela escreve histórias sensíveis e poéticas que abordam temas de profunda relevância humana e social voltadas, sobretudo, para o público infantojuvenil. Além disso, a autora entende que por meio da leitura afetiva é possível tocar, despertar, incluir e valorizar pessoas de todas as idades e em diversas situações, como: hospitalizadas, grávidas, bebês cegos, autistas e pacientes de Alzheimer. O Projeto Uniduniler todas as letras criado por ela e realizado em parceria com escritores, ilustradores e mediadores de leitura faz várias ações literárias e artísticas em diversos espaços educacionais do Distrito Federal, o que expressa a generosidade da autora e de seus pares. Por essas e outras realizações maravilhosas, Alessandra é merecedora do Prêmio em foco.

.: voltar :.