Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT oferece curso para disseminar abordagem empática no atendimento a vítimas

MPDFT

Menu
<

O curso faz parte do programa Escutando o Cidadão, idealizado para fomentar ações de acolhimento, informação e proteção às vítimas de delitos em geral, mesmo que de modo virtual

Curso abordagem empatica NotaA Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo (Secor) do MPDFT, ciente da importância do contato e atenção diferenciados que o órgão pode proporcionar às vítimas de crimes, promove o curso em EaD “Abordagem empática de atendimento de vítimas de delitos no MPDFT”. A ação educacional está disponível a membros e servidores do MPDFT que prestem esse atendimento ou tenham interesse no tema. A capacitação tem carga horária total de 5 horas, é autoinstrucional e será realizada na plataforma de educação a distância Moodle, na Intranet do MPDFT.

A capacitação estará disponível para realização até 19 de dezembro e é autoinstrucional, ou seja, não possui tutoria. O conteúdo foi desenvolvido pelo facilitador de diálogos e mediador de conflitos Vladimir da Matta Gonçalves Borges. O servidor do CNMP é coautor do Manual de Negociação e Mediação para Membros do Ministério Público, capacitado em Práticas Colaborativas no Direito de Família e instrutor de cursos de conciliação e mediação judicial, capacitado pelo Conselho Nacional de Justiça. É especialista em Ordem Jurídica e Ministério Público pela FESMPDFT e em Direito Público pela Faculdade Projeção, além de possuir pós-graduação em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com Ênfase no Equilíbrio Emocional. 

Entre os temas presentes no conteúdo programático, destacam-se o olhar para a vítima na perspectiva restaurativa e ações práticas para promover a proteção da vítima. Além disso, são trabalhados outros tópicos fundamentais, como revitimização, ferramentas comunicacionais para o atendimento ao público, comunicação consciente baseada na Comunicação Não-Violenta, escuta empática, validação de sentimento e enquadramento da fala no contexto do atendimento.

A capacitação estará disponível para realização até 19 de dezembro e é autoinstrucional, ou seja, pode ser realizado de acordo com a conveniência de cada um, pois não possui tutoria. O conteúdo foi desenvolvido pelo facilitador de diálogos e mediador de conflitos Vladimir da Matta Gonçalves Borges. O servidor do CNMP é coautor do Manual de Negociação e Mediação para Membros do Ministério Público, capacitado em Práticas Colaborativas no Direito de Família e instrutor de cursos de conciliação e mediação judicial, capacitado pelo Conselho Nacional de Justiça. É especialista em Ordem Jurídica e Ministério Público pela FESMPDFT e em Direito Público pela Faculdade Projeção, além de possuir pós-graduação em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com Ênfase no Equilíbrio Emocional. 

As promotoras de Justiça Anna Bárbara de Paula e Jaqueline Gontijo, idealizadoras do programa, explicam como o curso pode proporcionar um tratamento diferenciado no atendimento às vítimas: “Na prática, verificamos que somente quando a pessoa vitimada pelo delito se sente acolhida, ouvida e apoiada, ela confia no sistema de Justiça e se sente segura para colaborar. E, para proporcionar tal nível de amparo, é importante um atendimento empático, que seja planejado para prestar informações e orientações de forma direta e respeitosa”.

Escutando cidadão 

O curso faz parte do programa institucional Escutando o Cidadão, que começou em 2018 na Promotoria de Ceilândia e desde 2020 pode ser replicado em todo o Distrito Federal. 

O Programa tem por base os princípios da Justiça Restaurativa e busca fomentar ações de acolhimento, informação, empoderamento e proteção às pessoas que sofreram diretamente o crime e também seus familiares, para que recebam tratamento humanizado em todo o sistema de justiça criminal, em compatibilidade com o princípio da dignidade da pessoa humana. Com isso, busca-se promover real mudança de cultura quanto ao verdadeiro significado e papel da vítima no processo penal.

 

Para mais informações, contate a Secor pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e nos telefones 3343-9163/9119. 

“Abordagem empática de atendimento de vítimas de delitos no MPDFT”
Conteudista
: Vladimir da Matta Gonçalves Borges
Modalidade: EaD - Autoinstrucional
Publico-alvo: membros e servidores do MPDFT
Carga horária: 5h
Inscrição: diretamente na plataforma Moodle da Intranet > Cursos > Abordagem empática de atendimento de vítimas de delitos no MPDFT

.: voltar :.