Descrição
Em um primeiro momento, o NED reunir-se-á com os professores colaboradores no projeto Oxalá para explicar a capacitação que pretende desenvolver nas regionais de ensino do Distrito Federal; listar entidades que possam contribuir com o projeto; definir cronograma para elaboração do curso; e escolher regional para projeto-piloto. Recebida a proposta de metodologia do curso estabelecida por professores da EAPE e da UnB e da lista de possíveis contribuidores, o NED buscará firmar as parcerias necessárias à implementação do projeto. Após o estabelecimento de parcerias, o Núcleo realizará e acompanhará a formação dos professores em duas edições na regional piloto escolhida, buscando implementar melhorias ao curso. Dessa forma, coerente ao feedback recebido pelos participantes e ao monitoramento dos impactos do curso nas atividades dos capacitandos na primeira edição, serão observadas as melhorias à segunda.
Objetivo
Formar profissionais para uma mudança de paradigma na abordagem de temas relacionados ao preconceito racial, provendo-os de insumos para projetos pedagógicos com potencial transformador que contemplem a diversidade étnico-cultural e capacitando-os para resolver questões pontuais relativas a racismo/injúria racial, sem revitimizações.
Contato
Rhavenna Aragao Chmieleski -
Unidade responsável
Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED/NDH)
Resolutividade
A resolutividade do projeto Oxalá está na sua capacidade de articular instituições estratégicas (MPDFT, SEEDF, UnB e Fundação Palmares) para desenvolver uma capacitação voltada à prevenção do racismo no ambiente escolar. A iniciativa promove a construção colaborativa de metodologia, definição de cronograma e escolha de escola piloto, com respaldo normativo e institucional. Ao fomentar a formação de educadores e gestores, o projeto contribui diretamente para a promoção da equidade racial, a transformação das práticas escolares e o fortalecimento de políticas públicas antidiscriminatórias..
Resultados
1. Reunião entre EAPE, UnB e NED em 14/08/2018 para definir o tipo de capacitação que se almeja produzir no projeto Oxalá - Prevenindo a discriminação racial nas escolas do DF, estabelecer cronograma para entrega da metodologia do curso, listar entidades que possam contribuir com o projeto e escolher regional de ensino para projeto-piloto);
2. Termo de Cooperação entre MPDFT e parceiros (SEEDF, UnB e Fundação Palmares) em andamento;
3. Portaria nº 1154, de 3 de outubro de 2018.
