Iniciativa buscou aprimorar a produção qualificada de provas, a observância das garantias legais e a integração entre as instituições

Ministrado pelo promotor de justiça Rafael Leandro Ribeiro, o treinamento teve como objetivo aprimorar a produção e a análise das provas no âmbito da atividade policial, fortalecendo a integração entre as instituições e a observância das garantias legais e constitucionais. Na atividade educacional, o promotor de justiça abordou temas referentes à produção probatória e à justa causa, pontuando que eles devem estar baseados em razões objetivas, e não em mera suspeita.
Outro ponto destacado na capacitação foi a importância do cuidado na coleta e da qualidade das informações registradas em vídeos, áudios, depoimentos e ocorrências, especialmente nos casos que envolvem confissões filmadas e situações de violência doméstica ou feminicídio. Na apresentação, também foram pontuados aspectos necessários para reconhecimento de suspeitos e busca domiciliar.
Durante a palestra, ainda foram trazidas situações atípicas que exigem cautela e técnica por parte dos policiais militares, como o rastreamento de celulares e a identificação de postagens em redes sociais que envolvem armas de fogo ou drogas. A ação educacional também realizou uma reflexão sobre a saúde mental dos profissionais de segurança pública.

A ação educacional será ministrada também para os policiais militares do Batalhão de Samambaia, no dia 30 de janeiro. Com isso, cerca de 800 policiais terão participado da instrução em diversas unidades da PMDF. A capacitação teve início em 2025.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
