O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex - procurador de Justiça e desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Maurício Silva Miranda, ocorrido na madrugada deste domingo, 4 de janeiro, em Goiânia (GO).
Ao longo de sua trajetória, Maurício Silva Miranda destacou-se pela dedicação ao serviço público, pelo compromisso com a Justiça e pela conduta íntegra no exercício das funções institucionais.
Ingressou na carreira do MPDFT em 1991, após atuar como promotor de Justiça no Ministério Público de Goiás (MPGO). No MPDFT, atuou no Tribunal do Júri de Taguatinga (1991–1994) e de Brasília (1994–2017), na Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-Vida), entre 2017 e 2019, além de exercer funções na 12ª Procuradoria de Justiça Cível, no Conselho Superior e na 1ª Câmara de Coordenação e Revisão. Foi também professor de Direito Penal por mais de 15 anos.
Seu trabalho no Tribunal do Júri foi marcado por processos de grande relevância para o Distrito Federal, muitos deles com repercussão nacional e internacional. Participou de julgamentos emblemáticos, como os casos do assassinato do jornalista Mário Eugênio, do homicídio do jovem João Cláudio, do crime contra a estudante Maria Cláudia Del’Isola, do ataque ao indígena Galdino Jesus dos Santos e do assassinato da estudante Suênia Sousa Faria. Atuou, ainda, no júri mais longo já realizado no Distrito Federal, referente ao chamado “crime da 113 Sul”.
Despediu-se do MPDFT em 25 de maio de 2023, quando foi nomeado desembargador do TJDFT pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, após integrar a lista tríplice formada em processo eleitoral interno, nos termos do Quinto Constitucional previsto no artigo 94 da Constituição Federal.
O MPDFT expressa suas condolências aos familiares e amigos, solidarizando-se neste momento de dor e estendendo seu reconhecimento à relevante contribuição prestada por Maurício Silva Miranda à instituição e à sociedade.
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
