Novo vídeo da série apresenta a atuação do MPDFT em processos de família, curatela, sucessões e defesa de pessoas em situação de vulnerabilidade

A Promotoria de Justiça atua como fiscal da lei nos processos judiciais que envolvem interesses de menores ou incapazes, garantindo que os direitos sejam preservados e que as decisões observem os critérios legais e o interesse público. Entre os temas acompanhados estão ações de guarda, fixação de alimentos, regulamentação de convivência, tutela, curatela, interdição, sucessões e demandas cíveis, como fornecimento de medicamentos e ações contra planos de saúde.
De acordo com a promotora de justiça Kátia Lemos, a presença do Ministério Público é essencial nos processos de família, especialmente em situações de conflito entre os genitores. “A atuação busca assegurar que o foco das decisões seja sempre o melhor interesse da criança ou do adolescente”, explica.
Outro eixo relevante do trabalho das promotorias é a proteção de pessoas que não conseguem gerir seus próprios interesses pessoais ou patrimoniais. Nesses casos, o MPDFT acompanha processos de curatela e tomada de decisão apoiada, fiscalizando a atuação dos curadores e a correta administração dos bens e rendimentos do curatelado.
Carta de Serviços
A série Carta de Serviços é uma iniciativa do MPDFT voltada à transparência institucional e à ampliação do acesso da população às informações sobre os serviços oferecidos. O objetivo é aproximar o Ministério Público da sociedade e orientar os cidadãos sobre como buscar apoio e garantir seus direitos.
Assista ao vídeo completo:
Leia mais
MPDFT lança vídeos para orientar sobre prestação de contas da pessoa curatelada
Carta de Serviços: promotorias atuam na proteção de crianças e adolescentes
Carta de Serviços em vídeo apresenta o trabalho da Proeduc na defesa do direito à educação
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
