Foram observadas as intervenções nos pilares e a instalação de sistemas de monitoração dinâmica. Recuperação está em andamento

Além do procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, participaram da visita técnica os engenheiros Eduardo Dimas Grau e William Bessa, da Assessoria Pericial em Arquitetura e Engenharia Legal do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (SPE/MPDFT).
O terminal possui 64 pilares de sustentação, que terão as estruturas recuperadas. Desses, afirmou Eduardo Sabo, cinco já passaram por intervenções utilizando tecnologias modernas, como nanotecnologia e inibidores de corrosão migratórios. “O processo está sendo executado de forma gradual, com o objetivo de prolongar a vida útil da estrutura”, explicou.

A vistoria incluiu, ainda, a avaliação dos chamados “pés de pilares”, apontados pelos engenheiros como os elementos mais comprometidos, além da análise de infiltrações nos tabuleiros dos dois viadutos. Os técnicos subiram até a laje, chamada de “caixão perdido”, que recebe a carga do trânsito de veículos do pavimento superior, e constataram a necessidade de substituição da tubulação de captação das águas pluviais e tratamento de impermeabilização. A recuperação está em andamento.
Fiscalização
O último encontro sobre o tema, ocorrido em 5 de novembro, na sede do MPDFT, tratou da avaliação estrutural do terminal, bem como melhorias de acesso, mobilidade e sinalização para garantir segurança aos usuários.
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