
Após percorrer, ao longo de um ano e meio, todas as Promotorias de Justiça do DF, o projeto “Ilustradamente Concreto: Ressignificando as Casas do MPDFT” chega à sua última exposição. Aberta na Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude, na Asa Norte, a mostra itinerante ficará disponível para visitação até 29 de janeiro de 2026.
A iniciativa é do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e apresenta obras do designer e servidor Nilton Silva, que combina fotografia e ilustração para prestar homenagem às Promotorias de Justiça do DF, destacando a história, a identidade e o patrimônio cultural das regiões administrativas.
Exposição
São 12 obras que combinam fotografias das sedes das unidades do MPDFT com intervenções ilustradas, pensadas para despertar um olhar renovado sobre os espaços institucionais. A mostra é itinerante, percorrendo unidades do MPDFT com duração média de um mês em cada local.
Cada ilustração parte de elementos inspiradores: o nome da região, a história local ou a função da Promotoria. Por exemplo, para a Infância e Juventude, a inspiração foi “qualquer infância saudável envolve o imaginário e a brincadeira”, resultando em imagens de crianças soltando pipa no telhado ou lendo em cabana feita do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Além disso, a acessibilidade está garantida: as peças trazem QR Codes para audiodescrição das imagens, ampliando a experiência para pessoas com deficiência visual. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Entrada gratuita.
Serviço
Exposição: “Ilustradamente Concreto: Ressignificando as Casas do MPDFT”
Período: de 19 de novembro de 2025 a 29 de janeiro de 2026
Local: Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude – Asa Norte, Brasília-DF
Horário de visitação: segunda a sexta, das 12h às 19h
Entrada: gratuita
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
