Ação identificou necessidades dos Caps, que atendem mais de 400 mil pessoas na região

As unidades atendem uma população total de mais de 400 mil pessoas na região. No Caps AD de Sobradinho, o promotor de justiça Cláudio João Medeiros se reuniu com a gerente do local, Débora Nogueira. Em Planaltina, o encontro foi com o gerente do Caps II, Welson Thiago.
Entre os principais desafios identificados estão o déficit de profissionais, especialmente psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras; a necessidade de modernização de equipamentos tecnológicos; e as dificuldades de integração com a rede de saúde mental. As unidades também enfrentam desafios logísticos para atender populações rurais e uma demanda crescente por grupos terapêuticos.
A partir das visitas, foram definidas ações para recomposição do quadro de servidores, solicitação de novos equipamentos via programas governamentais, criação de protocolos de integração com outras unidades de saúde e ampliação dos grupos terapêuticos. A equipe de arquitetura e engenharia do MPDFT realizou vistorias técnicas nos locais e produzirá relatórios sobre as condições estruturais dos equipamentos.
Os Caps desenvolvem diversos grupos terapêuticos e contam com o apoio de residentes da Fiocruz e estagiários de instituições de ensino. Tanto a unidade de Sobradinho quanto a de Planaltina trabalham em parceria com Unidades Básicas de Saúde (UBS) e participam do Grupo Condutor Regional da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial