Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Estudantes de Santa Maria participam do projeto Promotor por um Dia

MPDFT

Menu
<

Atividade proporcionou aprendizado sobre direitos, deveres e o papel do MPDFT na sociedade

 

Nesta quarta-feira, 20 de agosto, 23 estudantes do 6º ao 9º ano do Centro de Ensino Fundamental 103 (CEF 103) de Santa Maria, com idades entre 10 e 14 anos, participaram doprojeto"Promotorpor um Dia". A atividade foi realizada na Coordenadoria das Promotorias de Justiça da cidade e teve como objetivo aproximar osjovens da atuação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), incentivando a reflexão sobre direitos, deveres e cidadania.

Os estudantes foram recepcionados pelos promotores de justiça André Cesar, Cristina Leal, Fernanda Molyna e Luciana Asper, além do chefe de gabinete da PJ de Santa Maria, Edson Anchieta. Eles compartilharam experiências sobre o trabalho desenvolvido pelo MPDFT e a importância da ética e da responsabilidade social.

A promotora de justiça e gestora do projeto Promotor por um Dia, Fernanda Molyna, falou sobre a aproximação entre a instituição e os estudantes. “Este é um momento de troca. Os jovens aprendem sobre nossas funções, mas nós também aprendemos com as experiências e percepções deles”, afirma.

Fernanda também destacou o papel formador do programa NaMoral. “O projeto mostra que é possível escolher caminhos baseados na ética e na responsabilidade. Quando fortalecemos valores desde cedo, prevenimos condutas que futuramente poderiam se transformar em problemas sociais e jurídicos. Decidir pela virtude é uma forma de evitar essas situações negativas”, conclui.

A promotora de justiça e coordenadora do NaMoral, Luciana Asper, ressaltou o compromisso da instituição com a sociedade. “Nosso trabalho exige coragem, dedicação e respeito às pessoas. É fundamental que os jovens conheçam esse papel e entendam que o Ministério Público está aqui para defender direitos e garantir justiça”, pontua.

Luciana também encorajou a postura de um “esforço extra” nos jovens. “O princípio de andar a milha extra é vocês se voltarem às suas identidades, que são identidades de excelência. Vocês não devem fazer as coisas seguindo apenas o que se espera de vocês, mas se dispor a fazer além do que esperam da gente”, destaca.

Já a promotora de justiça Cristina Leal reforçou a importância da ética nas escolhas pessoais. “Tudo o que fazemos traz consequências. O projeto mostra que é possível fazer escolhas corretas e construir um futuro melhor, baseado em valores sólidos”, destaca.

Exemplos

O promotor de justiça André Cesar relatou sua trajetória de superação escolar e destacou a relevância da perseverança. “Nunca desistam dos sonhos que desejam concretizar. A condição econômica, a cor da pele ou estudar em escola pública não podem ser obstáculos para que cada um alcance seus objetivos”, afirma.

O chefe de gabinete da promotoria de justiça, Edson Anchieta, compartilhou sua trajetória no serviço público e enfatizou a dedicação aos estudos e a persistência. “Assim como vocês, estudei em escola pública e enfrentei dificuldades, mas nunca deixei de buscar oportunidades. Foi com esforço e perseverança que consegui ser aprovado em concursos e chegar ao Ministério Público, instituição que me deu estabilidade e orgulho profissional. Quero que levem daqui a mensagem de que cada obstáculo pode ser superado com disciplina, estudo e comprometimento”, disse.

Experiência

Lorena Porto, de 12 anos, uma das estudantes presentes, falou sobre sua experiência no Promotor por um Dia. “Achei o dia maravilhoso. As pessoas aqui são muito atenciosas e o ambiente é acolhedor. Gostei muito de conhecer o Ministério Público, que eu ainda não conhecia, eaprendi bastante. Só tenho a agradecer por essa oportunidade”, afirma.

Alan Yago, também de 12 anos, afirmou que, por meio do projeto, passou a saber mais sobre o Ministério Público. “Achei tudo muito bom. Aprendi bastante e quero ser policial quando crescer, para proteger a sociedade. Acho que o Ministério Público também ajuda nessa proteção”, disse.

Durante a visita, os estudantes conheceram o funcionamento do setor de cartórios, o atendimento ao público, os gabinetes dos promotores de justiça e o setor de diligências do MPDFT. Ao final das atividades, cada participante recebeu um certificado do projeto Promotor por um Dia, simbolizando a experiência e o aprendizado proporcionados pela iniciativa.

Promotor por um dia

O projeto Promotor por um Dia é voltado a estudantes que se destacam nas ações do programa NaMoral e oferece uma experiência educativa dentro do Ministério Público. Esta foi a quinta edição do projeto em 2025. Outras regiões administrativas do Distrito Federal ainda receberão a iniciativa ao longo do ano.

  

Leia mais

"Promotor por um dia": estudantes conhecem a Coordenadoria de Brasília II

Projeto “Promotor por um Dia” inspira estudantes com vivência prática no MPDFT

Política Distrital de Educação para Integridade passa a se chamar Lei Na Moral

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.