Evento fez parte de semana organizada pela CLDF para dar visibilidade ao tema
Em sessão solene realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta quarta-feira, 13 de agosto, seis integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) foram homenageados por sua atuação no combate ao feminicídio. A iniciativa, proposta pela deputada Paula Belmonte, reconheceu o trabalho de promotoras de justiça e servidores da instituição.
Foram homenageadas as promotoras de justiça Gabriela Gonzalez Pinto e Adalgiza Maria Aguiar Hortencio de Medeiros, e os servidores Cristina Aguiar Lara Brasil, Laiane Vasconcelos Leão Velame, Janaína Bezerra Nogueira, Ednair Macedo e Jun Matsuoka Tomikawa.
A promotora de justiça Adalgiza de Medeiros compôs a mesa do evento e, durante sua fala, destacou que o feminicídio é a etapa final de um ciclo de violência. "O feminicídio não é um ato isolado ou passional. Ele é, em regra, a etapa final de um ciclo de violência que muitas vezes começa com a violência psicológica, com a agressão verbal, e vai escalando para a ameaça e a agressão física", afirmou.
Ela ressaltou a importância da integração entre as diversas instituições para acolher a mulher que, muitas vezes, não está pronta para denunciar, mas precisa de apoio para sair da situação de violência. A representante do MPDFT também apresentou dados que mostram que 78% das vítimas de feminicídio no Distrito Federal são mulheres negras e, em muitos casos, em situação de vulnerabilidade, o que reforça a necessidade de um acolhimento qualificado para esse público.
A cerimônia fez parte da Semana de Combate ao Feminicídio da CLDF, que se estende até o dia 15 de agosto. Foram homenageados os profissionais que atuam no combate à violência contra a mulher e integrantes de instituições públicas e movimentos voluntários comprometidos com a prevenção e o acolhimento de vítimas no DF.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial