Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Mil atendimentos e 97% de aprovação: MPDFT reforça compromisso com o cidadão

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Unidade localizada no edifício-sede comemora um ano de funcionamento com mil atendimentos e alto índice de satisfação do público

O atendimento ao público representa uma das expressões mais visíveis e sensíveis da atuação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) perante a sociedade. E nesta quinta-feira, 12 de junho, a Unidade de Atendimento ao Cidadão (UACID) instalada no edifício-sede do MPDFT comemorou a marca de mil atendimentos presenciais. O número foi alcançado um ano após a inauguração da unidade, em 7 de junho de 2024.

A UACID do edifício-sede foi a última unidade do Espaço Cidadão a ser implementada até o momento. Atualmente, são 12 unidades em funcionamento nas promotorias de justiça do DF. Com atendimento presencial e remoto, o espaço funciona como um canal direto entre a sociedade e o Ministério Público, recebendo cidadãos que desejam registrar denúncias, buscar orientações ou solicitar informações.

Escuta qualificada

Atuam na unidade os servidores Victor Gimenes e Maria Zilma, que participaram desde a implantação do espaço e são responsáveis pelo atendimento ao público. As principais demandas envolvem as áreas de saúde, educação, direitos do consumidor, violência doméstica, infância e juventude, entre outras. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

“É nesse espaço físico preparado para o atendimento que meu contato direto com as pessoas materializa o compromisso da instituição com os direitos fundamentais, com a escuta qualificada e com a dignidade das pessoas que aqui procuram. Atender ao público é um legado para mim”, afirma Victor Gimenes.

Capacitação contínua e estrutura acessível

Os servidores da UACID participam continuamente de capacitações, com foco na qualificação do atendimento. Em 2024, os treinamentos abrangeram temas como atendimento empático, protocolo de gênero, promoção dos direitos das vítimas, diversidade, atendimento a pessoas em sofrimento psíquico, atendimento em Libras, segurança, registro de atendimentos e avaliação de satisfação.

A unidade conta com o Espaço Cidadão, voltado ao atendimento presencial, e com o Espaço Digital, que oferece suporte remoto para quem não possui acesso à internet ou enfrenta dificuldades de conectividade. A infraestrutura segue o padrão das salas já implementadas em outras regiões administrativas, como São Sebastião, Gama, Ceilândia, Brasília II, Planaltina, Taguatinga, Samambaia, Paranoá, Santa Maria e Infância e Juventude.

Satisfação que reflete a excelência

As Unidades de Atendimento ao Cidadão integram a Política de Atendimento ao Público do MPDFT, instituída pela Portaria Normativa nº 829/2022. A iniciativa segue diretrizes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e faz parte da estratégia da atual gestão para ampliar o acesso ao MPDFT em todas as regiões do Distrito Federal.

Os resultados desse trabalho já são percebidos pela população: segundo pesquisa de satisfação realizada com usuários dos serviços do MPDFT, mais de 97% dos cidadãos se declararam satisfeitos com o atendimento recebido. O levantamento reflete a qualidade do serviço prestado nas unidades e reforça o compromisso institucional com a excelência no acolhimento, na escuta e na resolução das demandas apresentadas pela sociedade.

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