Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Gama: comunidade participa de palestra sobre Teoria dos Jogos aplicada à negociação

MPDFT

Menu
<

Encontro reuniu mais de 130 alunos de Direito e Psicologia, que conferiram a importância de estratégias eficazes para a resolução consensual de conflitos

A Promotoria de Justiça do Gama, em parceria com a Coordenadoria Executiva de Autocomposição (Cauto) e a Faculdade UniBRAS Gama, promoveu uma palestra voltada à comunidade sobre a aplicação da Teoria dos Jogos em estratégias de negociação. O evento, realizado na quarta-feira, 7 de maio, fez parte da semana acadêmica da instituição e reuniu cerca de 130 alunos dos cursos de Direito e Psicologia, além de representantes da comunidade local.

A palestra foi conduzida pela coordenadora administrativa das Promotorias de Justiça do Gama, promotora de justiça Vyvyany Viana, e pela secretária-executiva da Cauto, Leila Lima. Foram apresentados conceitos centrais da Teoria dos Jogos e a relevância prática na autocomposição e em contextos de negociação, com ênfase na importância de estratégias eficazes para a redução consensual de conflitos e resolução satisfatória das lides.

Com essa iniciativa, a Cauto tem o intuito de difundir a autocomposição junto à comunidade, e nesse sentido, fortalecer os mecanismos de resolução de conflitos, além de promover a aproximação do MPDFT com a sociedade.

A promotora de justiça destacou, durante a palestra, a importância da utilização da autocomposição como um instrumento para entender as próprias necessidades, mas também as necessidades do outro. “Apresentamos uma nova ordem de solução de conflitos por meio da autocomposição, que difere muito daquelas que nós conhecemos no processo convencional, que são dadas por um juiz. Discutimos uma maneira diferente de atendimento de necessidades, por meio da construção conjunta pelas partes envolvidas no litígio. Isso é importante, inclusive, na busca de uma cultura de paz, menos beligerante e impositiva.”

Segundo a professora Patrícia Ponce, coordenadora do curso de Direito da UniBRAS, a atividade destacou-se não apenas pelo conteúdo técnico, mas também pela oportunidade de integração entre o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a comunidade. “Eventos como esse fortalecem os mecanismos de resolução de conflitos e promovem a cultura da autocomposição”, afirmou.

A qualidade do conteúdo e a abordagem dinâmica também foram elogiadas pelos participantes, que destacaram a clareza na conexão entre teoria e prática. Hanna Oliveira, estudante do 5º semestre de Direito, disse que os debates ensinaram a maximizar os lucros, além de conscientizar sobre a importância da cooperação para se chegar a um resultado justo e satisfatório para as duas partes.

“Identificamos a necessidade de confiarmos no nosso parceiro de jogo e, também, de sermos confiáveis para ele. Ao final, ganhou quem aplicou a colaboração mútua, a lealdade na palavra, estabeleceu vínculos de confiança, respeito e reciprocidade”, considerou Hanna.

 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.