Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Círculo de Apoio às Vítimas de Crimes no Gama proporciona troca de experiências com o MPGO

MPDFT

Menu
<

Iniciativa promove colaboração interinstitucional e aprimora práticas restaurativas no atendimento às vítimas de crimes

Nesta terça-feira, 6 de maio, foi realizado na Promotoria de Justiça do Gama mais um Círculo de Apoio às Vítimas de Crimes. A ação foi promovida pela Coordenadoria Executiva de Autocomposição (Cauto), em parceria com o Núcleo de Assistência às Vítimas (Nuav), ambos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Os círculos de construção de paz oferecem às vítimas um espaço seguro e acolhedor para o compartilhamento de histórias e vivências, promovendo a escuta ativa, o fortalecimento de vínculos e a construção de caminhos restaurativos.

Esta edição contou com a presença de servidoras do Núcleo de Apoio à Autocomposição (Nupia) do Ministério Público de Goiás (MPGO). A visita teve como objetivo a troca de experiências e o fortalecimento da formação de facilitadores na metodologia de círculos de diálogo, visando à implantação da prática no MP goiano.

Segundo a promotora de justiça Vyvyany Viana, a ação proporcionou uma rica troca de experiências: “Foi importante porque, de alguma maneira, pudemos colaborar com o aperfeiçoamento dos nossos colegas, compartilhando nossa expertise e cautela, mas também recebemos deles amparo e muita boa vontade no acolhimento às vítimas de crimes. Isso gerou uma troca muito frutífera, com resultados concretos na melhoria do atendimento àqueles que dependem de nós.”

Sobre a condução da atividade, a mediadora extrajudicial do MPGO, Najla Hellen Graff, destacou a importância do processo: “Participar dos círculos de paz com vítimas de crime, em condução conjunta com a Cauto, foi uma experiência profundamente sensível e transformadora. É um espaço de escuta autêntica, acolhimento e fortalecimento dos vínculos que sustentam a dignidade e a reparação”.

O promotor de justiça do MPGO Rafaello Boschi Isaac também ressaltou o valor dessa parceria: “A colaboração entre o MPDFT e o MPGO sempre esteve presente em minha trajetória. Agora, no Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor-MPGO), reencontro essa parceria em um novo contexto, com o apoio da Coordenadoria de Autocomposição e do Núcleo de Atenção às Vítimas do MPDFT, que têm nos acolhido e inspirado. Os círculos realizados aqui serviram de referência para iniciarmos um projeto semelhante no MPGO”.

A servidora Lorrainy Soares Souza, do MPGO, pontuou sua percepção sobre a experiência: “A escuta das vítimas foi feita com cuidado, e acredito que essa parceria fortalece ainda mais o compromisso do Ministério Público com práticas restaurativas que acolhem e respeitam quem vivencia situações difíceis”.

Por fim, a vice-procuradora-geral de justiça jurídico-administrativa, Selma Sauerbronn, reforçou a relevância do encontro para o fortalecimento das políticas de autocomposição: “Além de proporcionar uma troca de experiência entre o MPDFT e o MP goiano, o encontro ainda contribuiu para a disseminação de práticas autocompositivas, abarcando, inclusive, a comunidade”, diz.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.