Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - NaMoral Game: Campus Party recebe jogo inovador sobre integridade

MPDFT

Menu
<

A partir de ferramentas de gamificação, crianças e adolescentes são desafiados a construir um ecossistema íntegro. Este ano, o projeto está em 78 escolas públicas do Distrito Federal

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em parceria com a Secretaria de Educação e o Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape), apresentou o NaMoral para estudantes que participaram do Campus Party nesta quinta-feira, 28 de março. O projeto utiliza ferramentas inovadoras, principalmente de gamificação, para disseminar valores relacionados à ética, à cidadania e ao enfrentamento à corrupção. 

O Namoral visa promover a formação de crianças e de adolescentes na construção de ecossistemas de integridade. No palco Fábrica de Empreendedores, alunos do Centro de Ensino Fundamental 11 de Taguatinga, do Centro Educacional 2 e do Colégio Cívico-Militar de Brazlândia puderam conhecer mais sobre a iniciativa e participaram de dinâmicas que buscavam soluções para dilemas éticos comuns do dia a dia, de maneira lúdica e intuitiva.

Este ano, a iniciativa conta com a participação de 98 escolas públicas do Distrito Federal. Para a idealizadora, promotora de justiça Luciana Asper, levar o NaMoral ao Campus Party representa a cultura da inovação abraçando a integridade. “A formação de seres humanos virtuosos, generosos, responsáveis e comprometidos com o bem e a justiça tem de estar nas nossas prioridades, pois a era da inteligência artificial acelerou tudo, tanto para o bem como para o mal. Queremos estas inteligências servindo a que propósitos?”, questionou.

Segundo Aécio da Fonseca, um dos professores formadores do NaMoral, “o game surgiu de uma abordagem que considera a formação de caráter desses estudantes tão importante quanto os conteúdos ensinados em sala de aula”.

Saiba mais

O projeto foi criado em 2019 para levar às escolas públicas do Distrito Federal vivências de integridade com o objetivo de desenvolver uma nova cultura. Em 2020 e 2021, o NaMoral foi implementado em sua primeira versão virtual, voltada para estudantes universitários. Em 2022, voltou a ser realizado de forma presencial e teve a participação de 12 escolas. Em 2023, a iniciativa contou com a participação de 24 escolas. Ao longo desses anos, mais de 12 mil alunos aprenderam lições de integridade. 

Em 2020, a iniciativa recebeu o prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na categoria “Redução da corrupção”. Confira mais informações no perfil do Instagram @namoralmpdft.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.