Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ética e integridade em destaque: MPDFT premia escolas do DF no NaMoral 2023

MPDFT

Menu
<

Os estudantes, professores e facilitadores, padrinhos voluntários já estão na torcida pelo grande dia, que encerra o ciclo do projeto iniciado em março em 24 escolas da rede pública de ensino do DF.

namoral nota 300x214Nesta segunda, dia 27 de novembro de 2023, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) celebrará a premiação do Projeto NaMoral, um programa inovador que visa cultivar valores de integridade entre os estudantes das escolas públicas do Distrito Federal. O evento será realizado no auditório da Sede do MPDFT, a partir das 14 horas e também terá transmissão pelo canal do MPDFT no YouTube.

Em sua quarta edição, o Projeto NaMoral engajou 24 escolas do DF, cada uma delas desempenhando um papel vital na construção de uma cultura fundamentada na integridade individual, coletiva e altruísta, na auto responsabilidade, ética e na compreensão do poder das pequenas escolhas para interromper os ciclos da corrupção.

Troféus Diamante, Safira e Ametista

Durante o evento de premiação, as escolas serão reconhecidas e premiadas com troféus nas categorias Diamante, Safira e Ametista, em reconhecimento à pontuação obtida nas missões realizadas no âmbito do projeto ao longo do ano letivo. Esta distinção reflete o comprometimento e excelência demonstrados por cada instituição na promoção dos princípios do NaMoral.

Para Luciana Asper , idealizadora do NaMoral, “Este momento de celebração do NaMoral é uma parte valiosa de todo o processo de aprendizagem e sedimentação dos comportamentos íntegros e virtuosos. Um dia sonhamos com um país mais próspero, justo e livre da corrupção. Agora estamos construindo isso de forma sustentável, investindo nas pessoas que irão atuar nas instituições e tomar decisões pelo nosso país. Todos os envolvidos nas experiências valorosas realizadas ao longo do ano letivo merecem reconhecimento e aplauso. Estes marcos fortalecem também a parceria em que o Ministério Público pode servir a educação e atuar de forma preventiva, promovendo e fortalecendo a fruição de direitos na origem, antes deles serem violados.”

Os estudantes envolvidos no projeto cumpriram seis missões e receberam pontuações por diversos requisitos em cada uma das atividades. Entre as atividades desenvolvidas estão a criação de um super-herói, a ambientação da escola como uma embaixada da integridade, um pegue e pague, uma ação social e a restauração de um espaço coletivo.

O NaMoral foi criado em 2019 para levar às escolas públicas do Distrito Federal vivências de integridade com o objetivo de desenvolver uma nova cultura. Nos anos de 2020 e 2021, o projeto foi implementado em sua primeira versão virtual, voltada para estudantes universitários. Em 2022, voltou a ser realizado de forma presencial e teve a participação de 12 escolas. 

O projeto utiliza ferramentas inovadoras, principalmente de gamificação, que transformam o processo de aprendizagem em um jogo. Ao refletir sobre o impacto das ações diárias, visa desenvolver uma consciência crítica nos jovens, capacitando-os para fazer escolhas alinhadas aos valores que defendem e ao mundo que desejam para si mesmos. Durante a premiação, serão destacados os desempenhos notáveis de cada escola, proporcionando um momento de celebração e reconhecimento. 

Escolas Participantes em 2023

  • Centro de Ensino Fundamental 33 de Ceilândia
  • Centro de Ensino Fundamental 25 de Ceilândia
  • Centro Educacional Gesner Teixeira
  • Centro de Ensino Fundamental Ponte Alta Norte- PAN
  • Centro de Ensino Fundamental 03 de Brazlândia
  • Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará II
  • Centro de Ensino Fundamental 02 do Guará
  • Centro de Ensino Fundamental 04 - Guará I
  • Centro de Ensino Fundamental 08 do Guará
  • Centro Educacional 02 do Riacho Fundo I
  • Centro de Ensino Fundamental 02 do Riacho Fundo 02 (Lobo Guará)
  • Centro de Ensino Fundamental 01 da Candangolândia
  • Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina
  • Centro de Ensino Fundamental 04 de Brasília
  • Centro de Ensino Fundamental 01 de Brasília
  • Centro de Ensino Fundamental 03 de Brasília
  • Centro de Ensino Fundamental 404 Samambaia
  • Centro de Ensino Fundamental 07 de Sobradinho
  • Escola do Parque da Cidade PROEM
  • Centro de Ensino Fundamental 102 Norte
  • CED 11 Ceilândia
  • CED Vargem Bonita - 07
  • CED 308 Recanto das Emas
  • CEMI GAMA

Para estudantes e educadores envolvidos, muitos frutos positivos estão sendo colhidos desde o início da aplicação do projeto. Para o João Soares, aluno do 9º ano do Centro de Ensino Fundamental 10 do Guará (CEF 10), “desde que iniciou o NaMoral, o respeito está sempre presente, vejo as pessoas conversando com respeito, tem sido excelente”. “O projeto trouxe bastante benefício para a escola, como integridade, amizade, união, educação. Nas aulas, percebemos como fez diferença do ano passado para cá, a integridade, o respeito com o professor, com o amigo da sala. O NaMoral fez muito pela escola e por mim também, aprendi muita coisa”, conta Kelvin Sousa, também do 9º ano.

A professora Glória Braga, responsável pelo projeto NaMoral no Centro Educacional Vargem Bonita, afirma que com o trabalho percebeu que nascemos para fazer o bem e a gente só precisa ser lembrado disso todos os dias. Além disso, frisa “que os alunos já têm os valores dentro deles e o projeto traz os instrumentos para que, no dia a dia, lutemos para que esses valores prevaleçam”. O estudante José Andreoli conta que ele e os colegas entenderam que a corrupção começa desde a infância, com atos como furar a fila e roubar balinha. A partir disso, elegeram os três valores principais para combater a corrupção: além da humildade, a responsabilidade e a honestidade.

Leia mais

Pegue e pague: Estudantes colocam em prática teste de honestidade

NaMoral: heróis escolhidos homenageiam quem contribui para o bem-estar das escolas

Dia D NaMoral: estudantes mostram que a integridade mudou o ambiente escolar

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.