Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ler é Legal: MPDFT premiará escritores e ilustrador

MPDFT

Menu
<

Exposição sobre vida e obra dos homenageados terá início na mesma data da premiação, 20 de novembro. 

cerimonia premio ler legal 2023 noticia fotoNa segunda-feira, 20 de novembro, o Prêmio “Ler é legal” irá homenagear dois escritores e um ilustrador residentes no Distrito Federal. A premiação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios faz parte do projeto de mesmo nome e tem como objetivo fomentar a leitura e reconhecer talentos da região. Os agraciados deste ano serão: Maurício Gomyde, na categoria literatura geral; Ana Neila Torquato, na categoria infanto-juvenil; e André Cerino, ilustração. A cerimônia será no Espaço Cultural do MPDFT e marcará o início da exposição sobre a vida e a obra dos homenageados. O evento será aberto ao público e os premiados receberão um troféu, um certificado e terão suas obras expostas na galeria do Espaço Cultural do MPDFT. 

Para o pernambucano, que já reside no DF há quatro décadas, André Cerino, ilustrador homenageado, a premiação representa o reconhecimento pelos seus mais de 40 anos dedicados à arte e à cultura brasileira: "Tracei um caminho que pudesse me trazer alegria e levar alegria para as pessoas". O artista, que já recebeu outros prêmios nacionais e internacionais, tem no currículo a ilustração de livros, revistas e jornais  brasileiros e, ainda na adolescência, já criava desenhos e personagens com forte crítica social, o que marcou seu trabalho ao longo dos anos. 

A escritora brasiliense Ana Neila Torquato, pedagoga de formação, é autora de livros de literatura para a infância e trabalha com educação há mais de 25 anos. Com 11 livros publicados, sendo nove para o público infanto-juvenil, ela é membro do Instituto Cultural Casa de Autores de Brasília e, atualmente, faz parte do grupo TRIcotando de contação de histórias e coordena o Projeto de leitura “Bebê que lê”. Para ela, “a leitura aproxima pessoas e cria memórias afetivas”.

Já Maurício Gomyde se diz honrado pela premiação. Segundo ele, escrever é combustível para levantar e seguir todos os dias. O autor nasceu em São Paulo, mas desde os três anos de idade vive em Brasília.  Com seis livros publicados, além de escritor, também é compositor e baterista.

A Premiação

O prêmio é uma iniciativa do projeto "Ler é Legal", criado no MPDFT em 2016, com o objetivo de estimular a prática da leitura dentro da instituição, com a doação e sugestão de livros, e também por meio da aplicação da leitura como pena alternativa. O objetivo da premiação é valorizar a produção literária do Distrito Federal e estimular a formação de leitores. O “Ler é legal” mantém um banco de escritores e artistas, profissionais e amadores. Todos os anos, um deles é escolhido para ser homenageado pelo MPDFT. Comunidade e escritores podem fazer indicações para o banco de escritores do DF permanentemente. 

Para participar da premiação, os textos literários devem ser conto, romance, fábula, poesia, cordel, crônica, novela, peça teatral, ensaio, lenda ou letra de música. A premiação contempla as categorias literatura infanto-juvenil e literatura em geral. Criatividade, originalidade, relevância do tema, clareza e a objetividade textual da obra literária são critérios utilizados pela comissão examinadora para a escolha dos homenageados. Saiba mais na página do projeto “Ler é legal”

Serviço:

Exposição: Prêmio Ler é Legal

Homenageados: Maurício Gomyde Porto, Ana Neila Torquato e Marcos André Cerino

Período da exposição: de 20 de novembro a 3 de março

Horário de visitação: Das 8h às 19h 

Local: Espaço Cultural do MPDFT – Setor de Múltiplas Atividades Sul (SMAS), Trecho 4, Lotes 6/8, Brasília-DF – ao lado do Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.