Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT promove evento alusivo ao Dia da consciência Negra

MPDFT

Menu
<

mpdft livre racismo nota 300x214px

Em alusão ao dia da Consciência Negra - celebrado em 20 de novembro -, o Núcleo de Enfrentamento à Discriminação (NED) e o Comitê de Gênero, Raça e Diversidade do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promovem, no dia 23 de novembro, às 9h, o evento “MPDFT livre de Racismo”. A iniciativa é aberta a membros e servidores do MPDFT e público externo, e tem como objetivo sensibilizar membros e servidores do MPDFT, órgãos públicos, bem como a sociedade, sobre a temática do racismo institucional, especificamente nos lugares de poder.

Carla Akotirene é doutora em Estudos Feministas pela Universidade Federal da Bahia e consultora em políticas públicas. Autora dos livros “O que é interseccionalidade?”, pela Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro, e "Ó Paí Prezada! Racismo e sexismo tomando bonde nas penitenciárias femininas de Salvador", ambos publicados pela Editora Jandaíra. É também é idealizadora da Opará Saberes, primeiro curso de extensão voltado à capacitacão de candidaturas negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas. Atualmente, Carla concentra estudos sobre feminismo negro, racismo estrutural e equidade de gênero e interseccionalidades.

Também será realizada a apresentação do resultado da pesquisa “Perfil Étnico-Racial do Ministério Público brasileiro e acompanhamento de ações afirmativas do CNMP” pela promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná, Amada Ribeiro dos Santos, que integra o Grupo de Trabalho e Enfrentamento ao Racismo e Respeito à Diversidade Étnica e Cultural.

De acordo com a promotora de Justiça e coordenadora do NED, Polyanna Silvares, “com o evento pretende-se sensibilizar membros, servidores e sociedade sobre a temática, com o propósito de construção de políticas de promoção da igualdade racial, notadamente, em órgãos públicos, visando o combate do racismo institucional”.

Será apresentado, ainda, pela promotora de Justiça Isabela Angélica, linhas gerais do trabalho a ser efetuado pelo Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade na temática para o próximo ano.

As inscrições podem ser realizadas pelo site até 22 de novembro, por meio de formulário que pode ser acessado aqui. Veja a programação completa abaixo.

 

MPDFT livre de racismo

Cronograma

-9h - Abertura | Promotora de Justiça do MPDFT Polyanna Silvares de Moraes Dias - Coordenadora do NED/NDH
- 9h15 – Palestra: Estratégias para promoção de cultura antirracista nos espaços de poder |Carla Akotirene - militante, pesquisadora, autora e colunista no tema feminismo negro no Brasil
-10h15 - Debates/Perguntas
-10h30 - Apresentação dos resultados da pesquisa “Perfil Étnico-Racial do Ministério Público brasileiro e acompanhamento das ações afirmativas do CNMP” | Promotora de Justiça do MPPR Amanda Ribeiro dos Santos – Membro do Grupo de Trabalho e Enfrentamento ao Racismo e Respeito à Diversidade Étnica e Cultura
-11h - Apresentação do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade | Promotora de Justiça do MPDFT Isabella Angélica dos Santos Chaves
-11h45 – Fechamento

Serviço

Data: 23 de novembro de 2023
Hora: 9h
Local: Auditório do MPDFT

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.