Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Record TV nas Cidades: MPDFT presta serviços à população de Samambaia

MPDFT

Menu
<

 

whatsapp image 2023 10 23 at 19.59.03 1No último sábado, 21 de outubro, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) esteve presente, em Samambaia, na 67ª edição do projeto Record TV nas Cidades. O evento comemorou o aniversário de 34 anos da região administrativa e contou com uma programação que incluiu atrações culturais e musicais, premiações e serviços para toda a comunidade.

Representantes de diversos setores da instituição esclareceram dúvidas e levaram informações aos cidadãos de Samambaia. A cada edição, o MPDFT participa da iniciativa, em parceria com a TV Record de Brasília, com a finalidade de apresentar os serviços disponíveis nas Promotorias de Justiça em defesa dos direitos do cidadão e, em especial, da população mais vulnerável. A ação ocorre no último sábado de cada mês, sempre em uma localidade diferente.

“Tradicionalmente, sempre estamos presente com a Ouvidoria do MPDFT, e agora também com a Ouvidoria da Mulher, ou seja, um atendimento muito específico sobre uma série de questões e problemas que afetam as mulheres”, explicou o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo Paes, em entrevista ao programa Balanço Geral. Inaugurado no mês de setembro, o novo canal institucional é direcionado ao atendimento humanizado, à escuta ativa e ao acolhimento de mulheres que sofreram ou que se encontram em situações de violência.

O Núcleo de Atenção às Vítimas (Nuav) – que, recentemente, completou um ano de atuação – também compareceu ao evento, no intuito de compartilhar conhecimentos sobre os direitos das vítimas de crimes e atos infracionais. Foi ainda uma oportunidade para que os integrantes do Nuav pudessem conversar diretamente com moradores da região, receber informações sobre as demandas locais e divulgar a realização de círculos de apoio às vítimas de crimes.

Outro serviço ofertado pelo MPDFT foi o da Promotoria de Justiça de Defesa da Filiação (Profide), por meio do qual foi possível tirar dúvidas sobre reconhecimento de paternidade e atender famílias que precisassem de orientação sobre o tema. “Inclusive, até o exame de DNA, caso necessário, nós podemos fazer, gratuitamente”, informou o procurador Eduardo Sabo. Adultos que não têm o nome do pai na certidão também puderam ser auxiliados pela Profide.

Já a Promotoria de Justiça de Samambaia apresentou aos visitantes a “Rede de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes de Samambaia/Recanto das Emas”. Na prática, o projeto realiza palestras de sensibilização e prevenção em escolas públicas, e fomenta a integração entre as instituições da rede de atendimento a vítimas de violência sexual para acolhimento de forma adequada. Para além do trabalho nesta área, a unidade do MPDFT em Samambaia conta com um total de 15 promotorias de Justiça instaladas em sua circunscrição.

Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.