Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT inicia campanha de doação de órgãos

MPDFT

Menu
<

É importante deixar a família ciente de que você deseja ser um doador. A Pró-Vida é a promotoria responsável pela fiscalização do sistema de transplantes

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lança nesta quinta-feira, 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, a campanha de esclarecimento e conscientização a respeito do tema. O objetivo é sensibilizar o público a respeito da longa fila de espera, de milhares de pacientes. A ideia é também informar as pessoas sobre como proceder para ser um doador. Não é necessário deixar nada por escrito e nem registrar em cartório, mas você deve manifestar sua intenção aos familiares. 

Mais de 60 mil pessoas no Brasil estão na lista de espera por transplante de órgão e um único doador pode salvar a vida de mais de 10 pessoas. Quando a doação é autorizada, os órgãos e córneas vão para pessoas que aguardam em uma lista de espera única, com pacientes do SUS e da rede privada. A posição na lista obedece a critérios claros, como compatibilidade entre doador e receptor, gravidade da doença e tempo de espera. 

É o caso de Francisco Palhares, de 72 anos, que ganhou vida nova. Graças a filha, a educadora Cristiana Ferraz Palhares, de 43 anos, que decidiu doar o órgão para tirar o pai da fila do transplante, ele está completando um mês com um novo rim. “Hoje completo um mês de vida nova, proporcionada pela generosidade do implante de um novo rim. Doar órgãos de falecidos é antes de tudo um ato de amor. Uma escolha entre o túmulo e o proporcionar de muitas  vidas. Um ato de amor. Todos os indivíduos declarados clinicamente mortos deveriam ser considerados doadores naturais, caso não conste este desejo declarado. No meu caso, minha filha promoveu este ato de amor”, declara emocionado.

Campanha

A campanha esclarece que é possível fazer algumas doações ainda em vida e, principalmente, reforça a obrigatoriedade de autorização dos familiares para que a doação possa ocorrer após o falecimento. Por isso, é tão importante que, se você tem interesse em beneficiar outras pessoas doando seus órgãos, deixe sua família saber do seu desejo. Acompanhe a campanha em nossas redes sociais, compartilhe conhecimento e ajude a salvar vidas.

No MPDFT, a Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-vida) fiscaliza os sistemas de doação e transplantes de órgãos e trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância de se declarar doador. Para entrar em contato com a Pró-Vida, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou utilize os telefones: 3343-9609 / 3343-9599.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.