Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Luz na Sombra é a nova exposição do Espaço Cultural do MPDFT

MPDFT

Menu
<

As obras, inspiradas na luz e na arquitetura de Brasília, ficarão expostas até 6 de novembro e a entrada é gratuita. A visitação do público é de segunda a sexta, das 12h às 19h. 

Até 6 de novembro, o Espaço Cultural do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abrigará a nova exposição da fotógrafa Isabel Becker, lançada nesta quinta-feira, 17 de agosto. A luz de Brasília e os elementos que fazem parte da arquitetura de edifícios da cidade foram as principais fontes de inspiração para a construção das oito obras expostas. Elas trazem montagens feitas a partir de fotografias dos brise-soleils e dos cobogós das fachadas de prédios da capital, formando padronagens que lembram imagens de caleidoscópio.

“Este trabalho é diferente de tudo que eu já fiz. Foi um trabalho de pesquisa, de construção. Tudo começou por causa da luz de Brasília, que foi a estrutura de todo o trabalho. Inspirada nos mestres do modernismo, nos ângulos da construção da cidade, que eu sempre gostei tanto para arquitetura quanto para decoração e moda. O meu fascínio pelos cobogós foi acontecendo naturalmente e a determinação do que seriam os protagonistas foi quando eu me encantei pelo fato de que são eles que controlam a incidência da luz solar. A luz e a sombra foram meus guias para criar essa nova padronagem”, explica Isabel. 

A trajetória de pesquisa e construção das imagens teve início em 2021. Para fazer o mapeamento dos edifícios, a artista contou com o auxílio da arquiteta do MPDFT Graziella Garcia. “Quando a Isabel me falou que viria a Brasília para produzir este trabalho e se aprofundar nesta pesquisa, para mim foi muito natural selecionar os edifícios que ela poderia usar como fonte para as imagens. Fácil, não só porque estudei arquitetura em Brasília, mas também porque, antes disso, nasci e cresci aqui em meio a toda esta arquitetura modernista que a encata. Com a ajuda de amigos e pessoas que conheço na cidade, conseguimos ver os brises e os cobogós mais tradicionais por dentro, por outro ângulo”, comenta a servidora da Secretaria de Projetos e Obras. 

Para o chefe de gabinete do MPDFT, promotor de Justiça Nísio Tostes, “As fotografias mostram ângulos inusitados da nossa cidade. Fazendo jus ao nome, luz e sombra, lado a lado, permitem uma nova visão das fachadas, brises e cobogós, tão tradicionais na arquitetura da capital, e formam um intrincado jogo de formas simétricas que desperta a curiosidade, que nos dá aquele sentimento de déjà vu, aquele ‘eu já vi isso antes, mas onde foi?’, para logo depois percebermos, surpresos, de que se trata de um pedacinho tão conhecido da Câmara dos Deputados, de um prédio do Setor Comercial Sul ou de uma das entrequadras da Asa Sul ou Norte. É uma exposição que nos permite rever a beleza oculta dos pequenos detalhes da nossa querida Brasília”.

A arquiteta explica que no MPDFT, os prédios têm a preocupação de controlar a incidência solar e usa estes elementos da arquitetura bioclimática: “Os brises e cobogós controlam a ventilação e a privacidade. Como o ar-condicionado é o grande vilão no consumo de energia elétrica, com a utilização dos brise-soleils, é possível baixar a carga térmica no interior do edifício, melhorando o desempenho do sistema de condicionamento mecânico do ar e indo ao encontro da arquitetura sustentável que queremos produzir. Além disso, permite a entrada controlada de luz natural no ambiente”.

Para Isabel, está sendo uma grande satisfação ver suas obras expostas em tamanho de 1m x 1m. “Estou muito feliz porque essa exposição já foi feita no Rio, em tamanho menor, e essa nova fase do mesmo trabalho, aqui, em formato maior, me traz a sensação de que ele amadureceu. O impacto visual é muito maior. Estou apresentando as imagens diretamente na impressão, não existe a interferência das molduras. É muito bom poder vê-las com essa força, em todo este tamanho. O espaço abrigou muito bem o trabalho. A iluminação fluiu muito bem. Estou muito satisfeita de expor aqui”, complementa a artista.

Serviço

Exposição “Luz na Sombra – Brasília", de Isabel Becker

Data: até 6/11/2023

Local: Espaço Cultural do MPDFT – Promotoria de Justiça Brasília II - SMAS, Trecho 4, Lotes 6/8, Brasília – ao lado do Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes

Horário de funcionamento: das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.