Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Rede Urbanidade: MPDFT sediará evento da Semana do Caminhar 2023

MPDFT

Menu
<

Tema desta edição é “Cidades de 15 minutos”

Em 8 de agosto, Dia do Pedestre, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) sediará um dos eventos da Semana do Caminhar 2023. A atividade é aberta a todos os interessados e não há necessidade de inscrição. Será na sala de treinamento 1, das 9h30 às 12h.

No evento, serão debatidas propostas legislativas locais em benefício dos pedestres. Também haverá apresentação de pesquisas sobre as “Travessias do Eixão" e palestra sobre o tema com o professor Frederico Holanda, da Universidade de Brasília.

A Semana do Caminhar 2023 vai de 6 a 12 de agosto. A sétima edição do evento, que é celebrado em todo o Brasil, tem como tema “Cidades de 15 minutos”. No Distrito Federal, a iniciativa é coordenada pelas entidades Andar a Pé, Rodas da Paz, Brasília para Pessoas, Cicloviaativa e AMO700Sul, com apoio da Rede Urbanidade.

Segundo Wilde Gontijo, um dos organizadores da semana, o objetivo é chamar a atenção para o papel dos pedestres nas cidades. “Queremos celebrar as pessoas como os principais atores no ambiente urbano e assim construir soluções para uma cidade mais humana”, afirma.

A semana

O tema desta edição busca estimular a reflexão sobre a proximidade no caminhar e como desenvolver cidades em que seja possível acessar serviços e direitos a 15 minutos a pé ou de bicicleta. O desafio #15minutosapé convida as pessoas a registrar em vídeo e fotos o que veem em seus trajetos de 15 minutos dentro de seis categorias de necessidades diárias: espaços públicos, alimentação, saúde, educação, acesso a transporte público e espaços culturais. Clique aqui para conhecer alguns dos vídeos já postados nas redes sociais.

Iniciativa

A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.