Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Proeduc requisita explicações sobre merenda de baixa qualidade na rede pública

MPDFT

Menu
<

Secretaria também deve prestar informações sobre obstrução das atividades do Conselho de Alimentação Escolar

A Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) requisitou informações sobre casos recentes de merenda inadequada oferecida aos alunos da rede pública. Também oficiou a Secretaria de Educação para que explique o não cumprimento da Recomendação 4/2022, que trata da obstrução das atividades do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). O documento foi enviado nesta quarta-feira, 12 de julho.

Recentemente, denúncias foram divulgadas pela imprensa a respeito da baixa qualidade nutricional da merenda oferecida na rede pública. Segundo a Proeduc, esses não são problemas pontuais. As irregularidades observadas na alimentação escolar no Distrito Federal são resultado da falta de planejamento estrutural.

A Proeduc destaca que vários fornecedores, inclusive de itens perecíveis, são de outros estados. A secretaria não faz testagem laboratorial dos alimentos nem realiza inspeções próprias nos locais de produção, fabricação, manipulação, armazenagem e distribuição dos ingredientes usados na merenda. São aceitos os laudos produzidos pelos próprios fornecedores.

Também falta apoio às atividades do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), que tem, por lei, a atribuição de fiscalizar a aplicação dos recursos da alimentação escolar e zelar pela qualidade dos alimentos adquiridos. O problema foi objeto da Recomendação 4/2022.

No documento, expedido em novembro de 2022, são enumeradas irregularidades como falta de transporte para que os conselheiros possam exercer suas atividades e exclusão do CAE dos procedimentos de licitação e de controle de qualidade dos alimentos. A Proeduc havia dado prazo de 60 dias para que a secretaria apresentasse as medidas tomadas para resolver o problema, mas não teve resposta.

De acordo com as normas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Distrito Federal pode perder recursos federais para a educação se o exercício das atribuições do CAE for intencionalmente obstruído. Os responsáveis também podem ser investigados por ato de improbidade administrativa.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.