Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Operação Sistema: “Rei da Telebrasília” é condenado a mais de 63 anos por tráfico

MPDFT

Menu
<

Operação foi deflagrada em maio de 2022 e desarticulou esquema criminoso usado para financiar, transportar e distribuir centenas de quilos de cocaína

A Promotoria de Justiça de Entorpecentes obteve a condenação de cinco réus envolvidos na organização criminosa de tráfico de drogas alvo da operação Sistema. Um dos principais líderes do grupo, Stefânio Rainny de Andrade do Vale, foi condenado a 63 anos, 7 meses e 29 dias de reclusão. Ele é conhecido como “Rei da Telebrasília” e foi apontado como um dos maiores traficantes de cocaína e crack do Distrito Federal.

Os demais réus foram condenados a mais de 50 anos de reclusão, somadas as penas pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)  já apresentou recurso contra a absolvição de três outros réus, dois dos quais são suspeitos de serem lideranças da organização: Gilberto Ribeiro Cardoso e Gilmar Ribeiro Lopes, conhecidos como “irmãos do pó”.

De acordo com as investigações do Ministério Público e da Polícia Civil, os réus integravam organização criminosa que atuava na Vila Telebrasília, em Samambaia e no Plano Piloto. O objetivo era praticar tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro. O grupo usava empresas fantasma para a movimentação de recursos obtidos com a atividade criminosa. 

Atuação

A operação Sistema foi deflagrada em maio de 2022 e desarticulou o esquema criminoso usado para financiar, transportar e distribuir centenas de quilos de cocaína. O MPDFT e a Polícia Civil mapearam a ação do grupo, que era responsável por abastecer grandes traficantes do Centro-Oeste. Foram apreendidos cerca de 500 quilos de cocaína em dois carregamentos.

Em 4 de maio de 2022, foram cumpridos 14 mandados de prisão temporária e 60 de busca e apreensão no Distrito Federal, com apoio de policiais de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. A justiça determinou o sequestro de 56 bens móveis e imóveis, entre os quais 29 veículos e um prédio inteiro na Vila Telebrasília. Também foi solicitado o bloqueio das contas bancárias de todos os envolvidos.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.