Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT e movimento hip hop discutem parceria para promoção de direitos de adolescentes

MPDFT

Menu
<

A Promotoria de Justiça da Infância e Juventude e o movimento cultural debateram propostas para a implementação conjunta de projetos sociais

Estabelecer parcerias para o fomento e a promoção de políticas sociais foi o principal objetivo da reunião realizada nesta quinta-feira, 15 de junho, entre a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude (PJIJ) e o movimento Construção Nacional da Cultura Hip Hop. Entre as pautas debatidas estão a articulação de políticas públicas em conjunto e o reconhecimento da cultura hip hop como patrimônio imaterial da humanidade.

Para a promotora de justiça Rosana Viegas, o movimento hip hop apresenta grande capilaridade e consegue alcançar a população, especialmente crianças e adolescentes, a quem as políticas públicas acabam não chegando. “O hip hop é um modo de vida, não se limita a ser uma manifestação cultural, e tem se mostrado muito efetivo na prevenção de atos infracionais por adolescentes”. 

A reunião estabeleceu tratativas para a criação de um grupo de trabalho e parcerias que permitam aos adolescentes a inserção na cultura hip hop. Também foi discutida a possibilidade de participação do Movimento de Construção da Cultura Hip Hop no encontro de crianças e adolescentes acolhidos. A atividade, que ocorrerá em julho, é organizada pelas instituições de acolhimento e apoiada pela  PJIJ.

Para Ravena Carmo, representante do movimento hip hop, ter o Ministério Público como parceiro é ter o reconhecimento do próprio estado de que a cultura hip hop é uma ferramenta de transformação social importante. “O hip hop e o Ministério Público podem ser grandes aliados na continuidade e na criação de políticas públicas para essa juventude que sofre por diversas violações de direitos. Essa aliança é a resposta da nossa luta de muitos anos: políticas públicas permanentes para a cultura hip hop”.

O educador e assistente social Davi Marcos também vê a parceria com entusiasmo e potencial para reverter o quadro de vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. “A parceria ajuda a reforçar a importância de um pacto com o judiciário que atenda e reconheça essas linguagens e ferramentas sociais, que funcionam no meio da sociedade e têm um papel importante. Há anos o movimento trabalha com as periferias, que é público-alvo em comum do Ministério Público e do hip hop. Eu acredito que teremos grandes resultados e benefícios para a sociedade como um todo”, concluiu.

Saiba mais

O movimento  já trabalha com adolescentes em acolhimento institucional na parceria entre a promotoria de justiça e a Fiocruz. A iniciativa, chamada “Territórios da construção de si”, tem o objetivo de promover a desinstitucionalização e a autonomia dos  jovens.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.