Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - 18 de maio: Em Samambaia, atividade conscientiza crianças sobre proteção à intimidade

MPDFT

Menu
<

Encontro voltado para crianças de 5 a 11 anos ofereceu conhecimento e ferramentas para que as crianças possam se defender e denunciar

As Promotorias de Justiça de Violência Doméstica de Samambaia participaram, nesta quinta-feira, 18 de maio, de atividade para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O encontro, organizado pela rede social de instituições públicas e não-governamentais da cidade, ocorreu no Complexo Cultural e foi destinado a crianças de 5 a 11 anos de idade.

Com o tema  “Esquecer é permitir. Lembrar é combater”, o objetivo do evento foi ensinar às crianças como se protegerem e divulgar os canais de denúncia.  “O conhecimento é uma força poderosa para o abuso sexual na infância – especialmente com crianças pequenas que são alvo mais fácil devido à sua inocência e falta de conhecimento nesta área”, explica a promotora de justiça Camila Costa Britto.

Participaram representantes do Creas, do conselho tutelar, de órgãos do governo local, integrantes da rede social da cidade e da Regional de Ensino. O evento foi realizado com recursos provenientes de medidas alternativas. Os órgãos da rede encarregados da organização apresentaram projeto ao  Comitê Gestor de Medidas Alternativas de  Samambaia e foram atendidos.

Na sexta, 19 de maio, as promotorias participaram de evento organizado pelo Conselho Tutelar de Samambaia Norte. Foram realizadas oficinas com a população local, com prestação de serviços de saúde e pintura facial para as crianças. O objetivo também foi conscientizar contra o abuso sexual.

Formação contínua e alerta aos pais

Pensando na necessidade de manter conversas frequentes com as crianças sobre o assunto, as Promotorias de Justiça de Violência Doméstica de Samambaia, irá realizar, nos meses de junho e julho de 2023, apresentações lúdicas sobre o tema nas escolas de Samambaia, voltadas para o público infantil.

A primeira delas foi uma conversa promovida pela promotora Camila Britto com as crianças de 6 a 14 anos do projeto social da creche Seluz, na manhã da sexta, 19 de maio. Na ocasião, foi apresentado o conteúdo da cartilha “Eu me protejo”, voltada para o público infantojuvenil.

Na ocasião, a promotora de Justiça Fernanda Molyna explicou aos pais e responsáveis das crianças usuárias da creche Seluz estratégias para prevenção aos abusos e proteção às crianças. Ao longo da semana, foram realizadas outras  palestras em escolas e creches para a conscientização de pais e responsáveis. Os adultos foram orientados sobre a realidade da violência sexual contra as crianças e adolescentes e conheceram estratégias de prevenção e combate desta prática.

18 de maio

A data foi escolhida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em memória de Araceli Sanches. Em 1973, a menina de oito anos foi raptada, dopada, violentada e seu corpo foi encontrado desfigurado e em estado avançado de decomposição. O crime aconteceu em Vitória (ES) e prescreveu sem que os culpados fossem punidos.

Se você tiver conhecimento ou presenciar qualquer violação contra crianças e adolescentes, denuncie pelo Disque 100, no conselho tutelar, no Ministério Público ou na delegacia de polícia mais próxima. 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.