Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Habeas corpus de ofício: promotor de justiça participa de audiência pública no Senado

MPDFT

Menu
<

Projeto de lei altera regra para concessão de habeas corpus em caso de empate em votações nos órgãos colegiados

Audiência pública no Senado FederalO promotor de justiça Antonio Suxberger participou, nesta quinta-feira, 18 de maio, de audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal para debater o Projeto de Lei 3.453/2021. A proposta altera o Código de Processo Penal para garantir a concessão de habeas corpus de ofício nas situações de empate em votações nos órgãos colegiados.

Segundo o promotor de justiça, o projeto de lei não é um instrumento adequado para o aprimoramento do sistema de justiça criminal porque não diferencia as situações de empate que derivam de dúvida jurídica ou impossibilidade de consenso daquelas relacionadas à gestão dos serviços jurisdicionais. “A experiência dos tribunais nos mostra que situações contingenciais podem alterar o resultado de julgamentos”, afirmou.

Ele também lembrou os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil na defesa dos direitos humanos. Segundo entendimento da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), o processo judicial deve ser dirigido de forma que dilações e congestionamentos indevidos não conduzam à impunidade e frustrem a proteção judicial dos direitos humanos. “A proposta, se aprovada, pode vir a ocultar falhas no funcionamento das instituições do sistema de Justiça”, concluiu.

Também participaram da audiência o jurista Lênio Luiz Streck; o procurador regional da república Bruno Calabrich; o juiz federal Américo Bedê Freire Júnior; o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro; e o ex-ministro da justiça e ex-procurador da república Eugênio José Guilherme de Aragão.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.