Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT participa de inauguração de núcleo em prol de vítimas

MPDFT

Menu
<

O local facilita atendimento, orientação e proteção a vítimas de crimes violentos da cidade

Nesta terça-feira, 25 de abril, foi realizada a inauguração do novo Núcleo de Atendimento do Programa Pró-Vítima de Samambaia. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF, por meio da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência, com o apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Estiveram presentes as promotoras de Justiça Isabella Chaves, representante da PJ do Recanto das Emas; Camila Britto, representante da PJ de Samambaia; e Adalgiza Aguiar, representante do Núcleo da Vítima do MPDFT (Nuav). 

Para Isabella Chaves, “a instalação do Instituto Pró-Vítima em Samambaia é muito importante para a comunidade, pois a unidade oferece atendimento especializado às vítimas de violência, contribuindo para a promoção da justiça. Além disso, a presença do Instituto pode incentivar os assistidos a relatarem casos de violência, uma vez que as vítimas se sentem mais seguras e amparadas para buscar ajuda e proteção”.

Segundo Camila Britto, “o Pró-vítima é uma grande conquista para a comunidade de Samambaia, que passará a usufruir uma nova estrutura pensada em atender de forma integral às vítimas de crimes violentos, de modo a garantir apoio humanizado, acompanhamento e acesso ao direito à informação, orientação jurídica, proteção, reparação, participação e encaminhamento para acolhimento psicológico, social e de saúde”.

O Nucleo de Atenção às Vítimas do MPDFT esteve presente no evento, representado pela sua coordenadora, Adalgiza Aguiar, que afirmou que “a presença do Nuav neste evento fomenta as ações de parceria com o Pró-vítima, programa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), e enfatiza a relevância do serviço no tocante à promoção dos direitos das vítimas, que, em muitas situações, necessitam de um atendimento psicológico e de assistência social”.

Pró-Vítima

O serviço é gratuito e já existia em outras localidades do Distrito Federal, como Ceilândia. Paranoá, Recanto das Emas, Itapoã, Taguatinga e Guará. Os núcleos oferecem atendimento social e psicológico a vítimas de violência doméstica, intrafamiliar, psicológica, física, sexual e institucional, e seus familiares. 

As vítimas podem buscar o Pró-Vítima de forma espontânea ou serem encaminhadas por instituições ou mesmo amigos e parentes. Quando chegam ao programa, elas são acolhidas e orientadas sobre seus direitos e participam de sessões de terapia de apoio individual, com foco na violência vivenciada.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.