Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Gase inaugura nova edição de curso de gestão de conflitos no ambiente escolar

MPDFT

Menu
<

Capacitação é direcionada para professores, orientadores educacionais, psicólogos e pedagogos da rede pública e visa a fornecer ferramentas de autocomposição para mediação de conflitos nas escolas

Na tarde desta terça-feira, 4 de abril, aconteceu a aula inaugural do curso Gestão de Conflitos no Ambiente Escolar, voltada para 40 professores, orientadores educacionais, psicólogos e pedagogos da rede pública de ensino. Essa é a sexta edição da capacitação, oferecida pelo Grupo de Apoio à Segurança Escolar do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Gase/MPDFT).

O objetivo é fornecer aos participantes ferramentas, técnicas e métodos de gestão positiva de conflitos na comunidade escolar. “O curso não poderia ser mais pertinente diante dos acontecimentos atuais nas escolas do Brasil. A promoção da cultura de paz nas escolas é uma política pública ainda incipiente, mas que está prevista na Lei Diretrizes e Bases da Educação e em leis específicas de enfrentamento ao bullying. Precisamos resgatar o ambiente de cidadania, de escuta, de respeito”, comentou a coordenadora do Gase, promotora de Justiça Fernanda Moraes.  

O curso Gestão de Conflitos na Escola tem 42 horas de duração e conta com a instrutoria dos professores e mediadores Anna Maria Marques de Almeida, José Manoel Pereira e Leila Duarte Lima. A capacitação conta com o apoio da Coordenadoria Executiva de Autocomposição (Cauto) e com a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Corporativo (Secor) do MPDFT. Participaram da abertura a professora Juliana Bottechia, da Subsecretaria de Educação Básica, e a orientadora Érika Goulart, da Gerência de Orientação Educacional (GOE), as quais representaram a Secretária de Educação.

Combate ao bullying

O curso inicia-se na semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, em 7 de abril. Esse é o tema da edição atual do podcast O MP que a gente conta “Bullying não é brincadeira: a violência nas escolas”. Na entrevista, a servidora do Gase, Caroline Resende, explica sobre o trabalho do grupo, que oferece as “Oficinas de Prevenção e Pósvenção ao Bullying nas escolas”, destinadas a educadores.

“O bullying não é uma violência qualquer, mas revestido por um agravante, que é a prática reiterada da ação violenta. As consequências são desastrosas para a vida de todos na comunidade escolar. É um grande desafio desenvolver ações periódicas de prevenção, identificação da violência e intervenção efetiva”, explicou Caroline.

No encontro, ela também apresentou outras iniciativas do Gase, como o “Meu Projeto de Futuro”, que tem o intuito de orientar adolescentes a planejarem o futuro, traçar metas e pensar formas de concretizar seus sonhos; a campanha "Conte até 10 nas escolas'', divulgada pelo Conselho Nacional do MP (CNMP), que visa a incentivar os jovens a usarem estratégias para se acalmar em situações de conflito. O objetivo é reverter o alto índice de crimes cometidos por impulso, como brigas, agressões físicas ou mesmo homicídios.

Gase

O Gase foi criado em 2005 para, em parceria com as políticas de segurança e educação e as diretorias de escolas da rede pública, promover ações para a prevenção e o enfrentamento às práticas de violência nas escolas. A ideia é fomentar a implementação de uma política pública de mediação escolar, além de persistir nas estratégias de envolvimento da comunidade na construção de soluções conjuntas para a prevenção e o enfrentamento à violência.

 

 Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.