Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Projeto NaMoral capacita professores para aplicar o projeto em escolas públicas

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Curso para educadores é fruto de parceria do MPDFT com a Secretaria de Educação


Aula inaugural do NaMoralNesta terça-feira, 21 de março, ocorreu a aula inaugural de formação de professores para aplicação do projeto NaMoral nas escolas da rede pública. A iniciativa consiste em um "jogo da integridade”, em que as unidades de ensino implementam atividades internas e junto à comunidade com o intuito de promover a honestidade e a cidadania.

A iniciativa é fruto de parceria entre o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Secretaria de Educação. Sessenta e três professores de mais de 30 instituições de ensino participam das capacitações oferecidas pela Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais de Educação (Eape): “NaMoral - O Jogo”, ofertada para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio; e a “Eletiva 1 - NaMoral: Edificando o comportamento íntegro”.

Para a idealizadora do projeto, promotora de Justiça Luciana Ásper, “Esta formação de professores, assumida com tanta excelência e honra pela Eape, é um marco histórico para a universalidade do NaMoral. A conexão entre estes professores cursistas cria a tão sonhada Rede de Educação para Integridade.”

Aula inaugural do NaMoral“O NaMoral vem crescendo a cada ano, e de forma sustentável, para que a gente consiga cada vez mais conscientizar as pessoas da importância desses valores: integridade, ética e cidadania”, comentou o procurador-geral de Justiça, Georges Seigneur. O ex-procurador-geral da República Aristides Junqueira, apoiador do projeto, celebrou a educação como ferramenta de mudança. “O dirigente de hoje foi criança ontem. Se eu tenho que melhorar esse país inteiro, tenho que começar pela criança”, ressaltou.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, reforçou a importância da cooperação com o MPDFT. “É uma felicidade imensa poder celebrar mais essa parceria tão importante para a educação dos nossos alunos. A formação do NaMoral até então era feita apenas de forma voluntária pelo Ministério Público, mas agora nós temos na Eape mais um braço para atingir os objetivos do programa”, afirmou.

O objetivo dos cursos de formação de professores é compartilhar os motivos do projeto, seus fundamentos e impactos e as linhas gerais da sua concepção, estrutura, formação e aplicação vivencial e gamificada, além de despertar os educadores para o quanto a cultura de valores, princípios e virtudes pode impactar os alunos e mudar realidades.

NaMoral

A iniciativa busca disseminar valores relacionados a integridade, ética, cidadania e enfrentamento à corrupção. O projeto-piloto foi implementado em nove escolas públicas em 2019 e desafiou os estudantes, a partir de ferramentas de gamificação, a construir um ecossistema de integridade. Com ações que alcançaram toda a comunidade escolar, foram cerca de 8 mil crianças e jovens impactados.

Em 2020, a iniciativa recebeu o prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na categoria “Redução da corrupção”. Em 2020 e 2021, o projeto foi implementado em sua primeira versão virtual, com estudantes universitários e também transformado em currículo pedagógico para o novo Ensino Médio.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.