Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

rede urbanidade

Mapa Calçadas do Brasil

calçadas do brasilIniciativa do Mobilize Brasil, o Mapa Calçadas do Brasil é um documento que reúne em dados e imagens das 878 avaliações de acessibilidade e caminhabilidade realizadas em 2019 nas 27 capitais brasileiras. O Mapa é um resumo dos resultados da Campanha Calçadas do Brasil, ação que procurou analisar as calçadas, sinalização para pedestres e demais itens de conforto no entorno de edifícios e outras instalações mantidas pelo poder público. 

Calçada Cilada

Logo Calçada CiladaA campanha Calçada Cilada está no ar! Participe da consulta pública digital com foco no mapeamento de #ciladas no entorno de hospitais, escolas, e outros pontos de interesse nas rotas com as quais estamos familiarizados/as.

A 7ª edição da campanha tem como objetivo central engajar a população em favor de cidades caminháveis e acessíveis, reforçando a urgência de termos boas calçadas  –  importância que foi escancarada por conta da pandemia e necessidade de distanciamento físico.

Clique aqui para acessar a consulta.

 

  

Relatório IDeciclo (Índice de Desenvolvimento Cicloviário) Brasília-DF

relatorio ideciclo capaSobre o estágio de conservação e avaliação da estrutura cicloviária, fizemos o IDeciclo! Desde sua concepção, Brasília e as demais cidades do DF carecem de políticas públicas voltadas ao incentivo da mobilidade ativa e transporte público, mesmo tendo um clima e relevo favorável a quem deseja se locomover sem usar carro. Essa carência faz com que o índice de veículos motorizados aumente a cada ano e o trânsito se torne mais caótico e perigoso. Para driblar isso, o uso da bicicleta é chave na transformação da cidade que hoje conta com uma malha cicloviária relativamente extensa porém com muitas falhas, o que ainda impede o uso da bicicleta como opção viável e segura para os deslocamentos urbanos. 

A aplicação do IDECICLO foi realizada após articulação da Rodas da Paz e Ameciclo, com financiamento do Fundo CASA Cidades. O resultado da pesquisa aponta os problemas da atual malha cicloviária com dados que possibilitam que o poder público melhore a infraestrutura existente. Da mesma forma, sua metodologia permite que se avalie a qualidade e relevância das futuras infraestruturas a serem implantadas, contribuindo para que o recurso público seja melhor aplicado em infraestruturas que garantam a segurança e o conforto de todas as pessoas que pedalam, melhorando a mobilidade urbana da cidade e segurança de quem pedala.

Clique aqui para acessar o relatório.

Ciclofaixas – conexão dos caminhos

Ciclofaixa RodoviariaPropostas de ciclofaixas em quatro locais de Brasília – rodoviária do Plano Piloto, via de acesso à Câmara Legislativa, setor médico-hospitalar e anexo da Esplanada dos Ministérios (via S2). As ciclofaixas são de fácil implantação e os locais foram escolhidos por três motivos: movimento de pessoas (grande atração de público), possibilidade de conexão com ciclovias existentes e aproveitamento do espaço na via (carros estacionados irregularmente). Clique aqui para mais informações.

 

 

Cartilhas, guias, livros e manuais

 

 

 

.: voltar :.