Mapa Calçadas do Brasil
Iniciativa do Mobilize Brasil, o Mapa Calçadas do Brasil é um documento que reúne em dados e imagens das 878 avaliações de acessibilidade e caminhabilidade realizadas em 2019 nas 27 capitais brasileiras. O Mapa é um resumo dos resultados da Campanha Calçadas do Brasil, ação que procurou analisar as calçadas, sinalização para pedestres e demais itens de conforto no entorno de edifícios e outras instalações mantidas pelo poder público.
- Mais informações
- Como checar sua cidade no Mapa: para verificar as avaliações, acesse o site da Campanha e clique no item Mapa das Avaliações.
Calçada Cilada
A 7ª edição da campanha tem como objetivo central engajar a população em favor de cidades caminháveis e acessíveis, reforçando a urgência de termos boas calçadas – importância que foi escancarada por conta da pandemia e necessidade de distanciamento físico.
Clique aqui para acessar a consulta.
Relatório IDeciclo (Índice de Desenvolvimento Cicloviário) Brasília-DF
Sobre o estágio de conservação e avaliação da estrutura cicloviária, fizemos o IDeciclo! Desde sua concepção, Brasília e as demais cidades do DF carecem de políticas públicas voltadas ao incentivo da mobilidade ativa e transporte público, mesmo tendo um clima e relevo favorável a quem deseja se locomover sem usar carro. Essa carência faz com que o índice de veículos motorizados aumente a cada ano e o trânsito se torne mais caótico e perigoso. Para driblar isso, o uso da bicicleta é chave na transformação da cidade que hoje conta com uma malha cicloviária relativamente extensa porém com muitas falhas, o que ainda impede o uso da bicicleta como opção viável e segura para os deslocamentos urbanos.
A aplicação do IDECICLO foi realizada após articulação da Rodas da Paz e Ameciclo, com financiamento do Fundo CASA Cidades. O resultado da pesquisa aponta os problemas da atual malha cicloviária com dados que possibilitam que o poder público melhore a infraestrutura existente. Da mesma forma, sua metodologia permite que se avalie a qualidade e relevância das futuras infraestruturas a serem implantadas, contribuindo para que o recurso público seja melhor aplicado em infraestruturas que garantam a segurança e o conforto de todas as pessoas que pedalam, melhorando a mobilidade urbana da cidade e segurança de quem pedala.
Clique aqui para acessar o relatório.
Ciclofaixas – conexão dos caminhos
Cartilhas, guias, livros e manuais
- Acessibilidade: Guia Prático para o Projeto de Adaptações e Novas Normas – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) e Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea)
- Cartilha Acessibilidade – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh/DF)
- Design Universal e Acessibilidade
- Guia Prático para a Construção de Calçadas – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS)
- Guia Prático para a Construção de Calçadas – Grupo de Acessibilidade do Crea-BA
- Livro Acessibilidade na Construção Civil – Letícia Carvalho Moreira Dafico e José Francisco Toledo Melara, Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018
- Manual Prático de Acessibilidade – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) e Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea)
- Manual de acessibilidade espacial para escolas: o direito à escola acessível – Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial
- Projeto, construção e manutenção de calçadas (Conception, construction et entretien des trottoirs) em francês – Federação de Municípios Canadenses e Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (Fédération canadienne des municipalités et le Conseil national de recherches du Canada)
- Infraestruturas Provisórias para a Mobilidade Ativa: Medidas de ciclomobilidade para adaptar as ruas no combate à pandemia – iniciativa de associades da Cicloiguaçu (Curitiba/PR), que sensibilizados pelo momento da Pandemia Mundial (COVID 19) e estimulados pelas iniciativas que começaram a circular em diversas cidades ao redor do mundo, resolveram construir um caderno técnico nacional com boas práticas das cidades brasileiras e internacionais, além de dar orientações práticas para implementações no desenho viário que contemplem pedestres e ciclistas.