Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Publicações

MPDFT

Menu
<

rede urbanidade

O MPDFT informa que os textos disponibilizados neste espaço são autorais e foram publicados em jornais e revistas. Eles são a livre manifestação de pensamento de seus autores e não refletem, necessariamente, o posicionamento da Instituição.

Revista Urbanidade

A revista Urbanidade é um espaço de debate sobre mobilidade sustentável, que visa contribuir para a formulação de políticas públicas. Ela apresenta entrevistas, artigos, casos, notícias e opiniões de especialistas e lideranças ligadas aos temas da mobilidade urbana. 

É um periódico quadrimestral produzido pela Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo do Distrito Federal (Rede Urbanidade), que é uma iniciativa do MPDFT, por intermédio da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), em parceria com a sociedade civil organizada, que tem por objetivo geral promover a mobilidade sustentável e o transporte coletivo no Distrito Federal. 

Confira as revistas já publicadas: 

Entrevistas

  • A CNH Social e a empregabilidade – entrevista concedida por Adriana Modesto, doutora em Transportes, mestra em Ciências da Saúde (UnB), para o Portal do Trânsito

Vídeos

  • Mobilidade urbana: o que é e qual sua relação com cidadania? – episódio do podcast do Educa Periferia
  • Documentário Paz no Trânsito, Brasília-DF – vídeo do jornalista Hércules Silva, apresentado como monografia de conclusão de curso. O idealizador da faixa de pedestre, coronel Renato Azevedo; o governador de Brasília, Cristovam Buarque; o diretor do Detran, Luiz Miura e os jornalistas Ana Júlia Pinheiro e Alexandre Garcia falam sobre a campanha.
  • 19 de agosto: Dia Nacional do Ciclista – mini documentário da Secretaria de Mobilidade do DF. Por trás da história do Dia Nacional do Ciclista existe Pedro, um jovem de 25 anos que morreu atropelado no ano de 2006 por um motorista alcoolizado, no canteiro principal do Eixão Sul de Brasília. A morte dele promoveu um diálogo na sociedade sobre o direito de cidadania. É um convite de resignificação à vida.
  • Acessibilidade ou Inclusão? | Desenhando – vídeo sobre a luta das pessoas com deficiência por mais acessibilidade e inclusão, mesmo com a existência de diversas leis que servem como base para essa batalha.

O DER, por sua equipe da Transitolândia, ensina a atravessar a faixa de pedestres, de forma lúdica. Vídeo publicado em 1º de abril de 2020 em homenagem ao aniversario de 23 anos de respeito à faixa de pedestres em Brasília.

.: voltar :.