Congresso do MPDFT sobre Infância e Juventude
Evento anual, destinado ao público interno, que objetiva debater propositivamente a respeito de temáticas relevantes e articulação entre as áreas de atuação da Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude.
Monitoramento do Orçamento para Infância e Juventude
Busca pela atualização do manual de processos e procedimentos relativos ao monitoramento do orçamento público para criança e adolescente no Distrito Federal no que diz respeito a fiscalização do processo de elaboração das leis orçamentárias do DF. A fiscalização da execução dos recursos destinados à criança e ao adolescente na Lei.
Projeto Construindo Caminhos
Busca promover ações de proteção aos adolescentes envolvidos em atos infracionais de menor e média gravidade, nos âmbitos familiar/doméstico, escolar e na vizinhança, buscando proporcionar e reforçar alternativas e condutas que favoreçam a prática de respostas não-violentas em situações de conflito, por meio da participação em círculos de construção de paz.
Projeto Mina
Busca desenvolver as potencialidades de meninas, entre 14 e 17 anos, no campo emocional, a partir do fortalecimento dos vínculos familiares, com vistas a possibilitar o surgimento de perspectivas de futuro que viabilizem a construção de um projeto pessoal de vida e inserção no mercado de trabalho.
Projeto Ninho
Busca contribuir com a plena e qualificada execução da política pública de acolhimento em família acolhedora de crianças e adolescentes no Distrito Federal.
Projeto Territórios da Construção de Si
Trata-se de um programa-piloto, desenvolvido em parceria com a Fiocruz, de preparação para a desinstitucionalização e reinserção social de adolescentes e jovens (14 – 21 anos) que vivem/viveram em serviços de acolhimento institucional do Distrito Federal, com vistas a contribuir com a concepção de estratégias para promoção da vida autônoma e acesso à moradia, trabalho e renda, trocas sociais e da saúde dessa população.Acesse a página do projeto e saiba mais.
Reuniões periódicas de rede
São realizadas pela Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude desde 2020, a cada 40 dias, com a participação de Secretarias de Estado, da Vara da Infância e Juventude, da Defensoria Pública do DF, dos serviços de acolhimento, dos Conselhos Tutelares e demais atores que integram a rede de proteção de crianças e adolescentes no DF. O intuito dessas reuniões é acompanhar as principais demandas e iniciativas que estão sendo desenvolvidas pela rede de proteção, de modo a qualificar o atendimento de crianças e adolescentes inseridos em contexto de vulnerabilidade