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Vacina contra a corrupção

namoral a vacina

O NaMoral foi criado em 2019 para levar às escolas públicas do DF vivências de integridade, com o objetivo de desenvolver os potenciais das nossas crianças e jovens para construírem uma nova cultura, pautada pela autorresponsabilidade, pela ética e pela compreensão do poder das pequenas escolhas para interromper o ciclo da corrupção. Sua essência está em resgatar valores que serão usados para solidificar os pilares de sustentação da sociedade, atuando preventivamente no combate à corrupção.

Suponha a corrupção como uma doença endêmica, que contamina mais e mais cidadãos, que adoece o país e dizima, paulatinamente, os seus potenciais. O “tratamento” e a erradicação da corrupção demandam uma visão análoga à atuação na área da saúde, numa classificação em 3 etapas:

a) a prevenção, feita principalmente pelos educadores;

b) o ambulatório, que nesta analogia representa as instâncias nas quais a corrupção e os desvios realmente acontecem, formado por agentes públicos, empresários, gestores e controladores;

c) a UTI, que aqui representa o estágio em que a corrupção já foi consumada, na qual colocamos todo o sistema de Justiça que vai responsabilizar os criminosos e recuperar os ativos desviados.

O Projeto NaMoral é a fase de prevenção, atuando como uma vacina. Educar crianças e jovens para a integridade, ao mesmo tempo em que os formamos para compreender a importância de suas escolhas individuais para construir os círculos virtuosos que rompem os elos da corrupção, é uma estratégia essencial, que precisa ser intencional, para promover uma transformação efetiva na sociedade, na medida em que essas crianças e jovens serão os agentes públicos, empresários, gestores e controladores no ambulatório do futuro — e, sendo intolerantes à corrupção, acabarão por barrá-la antes que se materialize e contamine outros setores, adoecendo a sociedade como um todo. Como consequência, teremos uma UTI com um número muito menor de casos graves, o que potencializa a excelência das ações que realizar.

E como o NaMoral faz isso?

Valendo-se de metodologias ativas para desenvolver competências e habilidades nos nossos jovens, de modo que se tornem protagonistas do futuro próspero de sua pátria, por meio de escolhas equilibradas, pensadas e coerentes com os seus valores e expectativas. A retidão, a verdade, a honestidade, a empatia, a cidadania, o respeito e a responsabilidade são apresentadas como alicerce para o bem-estar coletivo e, consequentemente, individual. Os conteúdos propostos, desenvolvidos com a colaboração de especialistas em áreas do conhecimento como Pedagogia, Psicologia e Neurociência, darão a esses jovens as ferramentas iniciais para uma formação ética e cidadã, com a qual farão escolhas e renúncias mais estruturadas.

A construção dessa nova mentalidade é possível ao se percorrerem os caminhos da Integridade, que é apresentada em 3 pilares:

1. A integridade individual – Eu comigo

2. A integridade coletiva – Eu com os outros

3. A integridade altruísta – Eu no mundo

 

A cada etapa, o estudante recebe as ferramentas para adquirir ou reconhecer os valores e habilidade necessários ao exercício pleno de uma cidadania ética, consciente e diligente. As atividades vivenciais reforçam os conteúdos e promovem o engajamento e a construção coletiva de solução para os problemas comuns enfrentados naquela comunidade, preparando-os, na prática, para exercerem os seus papéis ao final da formação: Embaixadores da Integridade, Influenciadores da Integridade e Restauradores dos danos provocados pela corrupção.

a formação namoral

 

Educar para Integridade compreende os processos de aprendizagem que promovam à internalização de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências direcionadas à preservação da integridade pessoal, honestidade, disciplina e autorresponsabilidade.

O maior diferencial do NaMoral é conseguir engajar os estudantes, de maneira lúdica e ativa, por meio de novas experiências baseadas em virtudes, na compreensão de quem são em suas forças de caráter e virtudes e como são capazes de edificar um ecossistema de integridade. Eles terão oportunidades para refletir sobre as escolhas que os aproximam ou afastam dos legados e da história que querem contar em suas vidas.

As experiências vividas no NaMoral levam a uma compreensão de que, não só é possível fazer novas escolhas virtuosas, e que elas os fazem se sentir bem. Vivenciam, na prática, que suas decisões cotidianas é que permitirão justamente que se guardem inteiros e não se coloquem em situações de risco ou vulnerabilidade capaz de romper ou fragilizar sua essência humana. As dinâmicas e missões do NaMoral apresentam ferramentas que podem ir pouco a pouco os fortalecendo para guardar a essência virtuosa de um ser humano fraterno.

Ao ampliar a percepção de que muitos comportamentos frequentemente naturalizados ferem tanto a integridade humana, como a fraternidade da família humana surge o desejo, de dentro para fora, de não só abandonar estas práticas, mas de serem aqueles que usarão suas competências, habilidades, inteligências e dons para aliviar dores e suprir necessidades: viver para impactar positivamente a vida uns dos outros. Ao conversarem sobre dilemas éticos de suas realidades, por meio de dinâmicas ativas diversas e engajadoras, eles percebem a responsabilidade que precisam ter em sedimentar o ambiente em que querem viver. Ser a diferença que eles tanto almejam ver no mundo. Neste contexto de discussões direcionadas pelas metodologias, os alunos passam a desenvolver uma visão crítica sobre causa e efeito, avaliando se suas próprias ações estão coerentes com os valores que defendem e com o tipo de sociedade que desejam construir. “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”, alertou Martin Luther King Jr., lembrando-nos da importância do posicionamento ético, mesmo nas pequenas atitudes.

Mais do que chamar cada um à autorresponsabilidade de se afastar de tudo que traz prejuízo para si, para o próximo, para a coletividade e futuras gerações, o projeto convida os estudantes a reconhecerem o poder transformador das atitudes virtuosas — como a honestidade, a responsabilidade, a generosidade, a empatia e o respeito — como fundamentos para relações mais saudáveis, ambientes, além de justos, fraternos. Importa em reconhecerem que eles podem e devem manejar suas habilidades e dons também para servir e impactar a vida até mesmo de quem não pode lhes dar nada em troca. Aristóteles já defendia que a virtude se constrói no hábito: “Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito.”

Ao compreenderem que o bem também precisa ser praticado ativamente, os jovens percebem que se ocupar com boas ações, mesmo nas situações mais simples, é uma forma de fortalecer o caráter e criar uma resistência ética diante de justificativas que banalizam a desonestidade. Dessa forma, o projeto não apenas revela os impactos de condutas antiéticas, mas, sobretudo, inspira escolhas conscientes, comprometidas com os valores que cada um deseja cultivar em si e no mundo. Por isso o slogan do NaMoral é: “Esperto mesmo é Ser HONESTO.” É preciso romper com a ideia de que ser esperto é passar o outro para trás. Esperto é ter uma sabedoria aguçada e saber que ela deve ser usada para jamais dar prejuízo ou causar qualquer espécie de dano para qualquer pessoa, mas ser, sobretudo, honesto consigo mesmo e fazer escolhas coerentes com todas as virtudes e forças de caráter que julgar importante. É sobre ser excelente como ser humano, não só observando a conformidade com a lei e a ordem, mas indo além, revelando a verdadeira essência virtuosa e de generosidade extravagante que carregam.

Saiba mais sobre o projeto nos links abaixo.

 

 

NaMoral – Cidadão contra a corrupção – MPDFT
Telefones: (61) 3343-9153 | 3343-6029 • WhatsApp: 3343-9153E-mail: namoral@mpdft.mp.br
Endereço: Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, Sala 503, Sede do MPDFT, Brasília-DF – CEP 70.091-900

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