Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Fabiano Salim, Alexandre Parente e Gustavo Ramos

MPDFT

Menu
<

identidade ler e legal

premio ler legal homenageados 2022 noticia fotos

Na edição de 2022 do Prêmio Ler é Legal, os premiados foram os escritores Fabiano Salim, na categoria literatura em geral, e Alexandre Parente, na infantojuvenil. Ao ilustrador Gustavo Ramos, que trabalha em parceria com Alexandre, foi conferida uma menção honrosa pela Comissão Examinadora, integrada por membros e servidores do MPDFT. 

Fabiano Salim agradeceu e parabenizou a iniciativa da instituição. “Ser reconhecido, através de um prêmio como o Ler é Legal, é um sentimento que parece não caber dentro da gente. É um incentivo enorme para continuarmos na senda literária e ver que valeu a pena caminharmos até aqui. A iniciativa do MPDFT é brilhante, gera estímulos para quem gosta de escrever e, o mais importante, desperta para a leitura, oferece oportunidades para vários segmentos, facilitando o acesso aos livros”.

Alexandre Parente, vencedor da categoria infanto-juvenil, dedicou o prêmio aos homenageados da semana, as crianças e os professores, que fazem parte do mundo literário do qual ele participa: “Estou com o coração saltitando de alegria. Este é um prêmio que estimula e incentiva a leitura por parte dos servidores e de todas as pessoas que passam pelo MP. É um prêmio muito importante, que tem um valor forte e simbólico, e de mudança para aqueles que se permitem ler, se permitem aprofundar seus conhecimentos, viajar em vários momentos, ter uma vida mais alegre, mais repleta de informações para suas tomadas de decisões. Então ler é muito instrutivo, muito bom, muito legal. Estou muito feliz”.

Para Gustavo Ramos, artista que ilustrou uma das obras de Alexandre, “o incentivo à leitura, em projetos como o “Ler é Legal” ajuda a comunidade a conviver com diferenças, amplia a capacidade de compreensão e a sensibilidade a injustiças. Apoio iniciativas que aproximam a população da arte literária, porque reconheço em minha própria formação e na formação dos jovens e crianças que pude acompanhar através do tempo o imenso benefício que o hábito da leitura traz a quem faz dele um companheiro”. Clique aqui para ver sua carta de agradecimento ilustrada.

A premiação

O prêmio é uma iniciativa do projeto "Ler é Legal", criado no MPDFT em 2016, com o objetivo de estimular a prática da leitura dentro da instituição, com a doação e sugestão de livros, e também por meio da aplicação da leitura como pena alternativa. O objetivo da premiação é valorizar a produção literária do Distrito Federal e estimular a formação de leitores. Criatividade, originalidade, relevância do tema, clareza e a objetividade textual da obra literária foram os critérios utilizados pela comissão examinadora para a escolha da vencedora. Comunidade e escritores podem fazer indicações para o banco de escritores do DF permanentemente. A partir dos autores inscritos no banco é que é feita a seleção do homenageado.

Cronologias dos homenageados

Fotos do evento de premiação

Galeria de imagens das obras dos homenageados

.: voltar :.