Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Mês da Mulher: MPDFT debate as violências contra a mulher

Discriminação nas relações de trabalho, violações de direito no momento do parto, assédio sexual e mortalidade materna serão alguns temas abordados em simpósios

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) promove os simpósios “Perspectivas de Gênero no Ambiente de Trabalho” e “Perspectivas de Gênero no Parto: entre o Direito à Saúde e a Violência Obstétrica”. As palestras têm o objetivo de debater as violências e as discriminações a que as mulheres estão submetidas. Os encontros ocorrerão nos dias 12 e 26 de março, das 8h30 às 12h, no auditório do MPDFT, localizado no Eixo Monumental.

As atividades são gratuitas e abertas ao público. Segundo o promotor de Justiça que coordena o Núcleo, Thiago Pierobom, será a oportunidade de discutir problemas de grande relevância que atingem as mulheres, como a violência e a discriminação nas relações de trabalho e o assédio sexual e moral. Também serão abordadas as violações de direito no momento do parto, a mortalidade materna e a violência obstétrica. Interessados em participar poderão se inscrever na hora do evento. Já os integrantes da Instituição deverão realizar as inscrições previamente.

Para Pierobom, o Dia da Mulher não é uma data para celebrar a delicadeza feminina, reforçando estereótipos de fragilidade. “É um dia para celebrar a luta contra as diversas discriminações a que as mulheres estão, historicamente, submetidas. Essas violências não são naturais. Elas são socialmente construídas e uma sociedade justa não pode com elas compactuar”, explica. O promotor de Justiça acrescenta: “O MPDFT busca a superação das violências de gênero e a construção de relações sociais igualitárias entre homens e mulheres”.Capa Modelos Europeus intranet

Livro 'Modelos Europeus de Enfrentamento à Violência de Gênero'

Como parte das celebrações do Mês da Mulher, os promotores de Justiça Antonio Suxberger, Bruno Amaral Machado, Mariana Távora e Thiago Pierobom lançam, no dia 24, o livro “Modelos Europeus de Enfrentamento à Violência de Gênero – Experiências e Representações Sociais”. O evento será realizado às 18h30, no Espaço Ágora, na Sede do MPDFT.

O coordenador da obra, Thiago Pierobom, explica que o objetivo dos pesquisadores foi analisar os sistemas de enfrentamento à violência contra a mulher utilizados na Espanha, na França, na Inglaterra e em Portugal. “Cada um passou dez dias no país e analisou as abordagens e medidas adotadas. Verificamos que algumas podem ser úteis para o Brasil. Algumas delas já são utilizadas no MPDFT, como é o caso da integração entre o processo penal e a intervenção psicossocial”, esclarece o promotor. O livro é patrocinado pela Escola Superior do Ministério Público da União.

Confira aqui a programação.

.: voltar :.