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Como participar

Inscrição de unidades escolares

Escola, faça sua inscrição aqui​.

O projeto "O que você tem a ver com a corrupção?" é voltado à formação do ser humano com vistas ao exercício da cidadania plena, tendo a área da Educação como instrumento difusor e o princípio da ética o seu elemento norteador. O desenvolvimento da iniciativa depende da participação efetiva dos diversos segmentos e instituições, governamentais e não governamentais, com o propósito de torná-lo exequível.

As escolas serão o importante ambiente de execução, de modo a envolver estudantes, professores, responsáveis e comunidade. Com a presente proposta, pretende-se propiciar, no ambiente escolar, momentos de reflexão sobre a cultura da corrupção que afeta a vida contemporânea da sociedade e a necessidade de superá-la.

Para que o Projeto se torne realidade é necessário a inscrição das unidades escolares, para receber uma palestra de uma hora e meia, ministrada por promotores ou servidores, para esclarecer a importância de combater a cultura da corrupção no Brasil. Desse modo, clique aqui para preencher o formulário de inscrição

Educação Infantil

  • Teatro de varas dando enfoque aos valores: inclusão, respeito, cooperação, boas maneiras e responsabilidade.
  • Roda de leitura fazendo a reflexão sobre o respeito e conduta de atitudes do dia-a-dia(desrespeito, mentira, entre outros). Sugestão de livros: Coleção Descobrindo Valores, Coleção O Que Não Cabe No Meu Mundo e Coleção O Que Cabe No Meu Mundo.
  • Brincadeiras cooperativas com enfoque na solidariedade e ajuda mútua.
  • Elaboração de acervo de músicas infantis proporcionando a reflexão das atitudes diárias na escola.
  • Exibição de filmes como "Bee Movie", "Procurando Nemo", "Rio" e outros, com a proposta de discussão, reflexão e conclusão de painel sobre atitudes solidárias e cooperativas.
  • Pesquisa sobre atitudes e comportamentos no âmbito da escola que favorecem a prática da corrupção.
  • Pesquisa sobre atitudes e comportamentos no âmbito da comunidade que favorecem a prática da corrupção.

Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano

  • Teatro de varas dando enfoque aos valores: inclusão, respeito, cooperação, boas maneiras e responsabilidade.
  • Roda de leitura fazendo a reflexão sobre o respeito e conduta de atitudes do dia-a-dia(desrespeito, mentira, entre outros). Sugestão de livros: Coleção Descobrindo Valores, Coleção O Que Não Cabe No Meu Mundo e Coleção O Que Cabe No Meu Mundo.
  • Brincadeiras cooperativas com enfoque na solidariedade e ajuda mútua.
  • Criação de acervo de músicas infantis proporcionando a reflexão das atitudes diárias na escola.
  • Exibição de filmes como "Bee Movie", "Procurando Nemo", "Rio" e outros, com a proposta de discussão, reflexão e conclusão de painel sobre atitudes solidárias e cooperativas.
  • Painel literário abordando o tema.
  • Apresentação do vídeo da campanha e listar o que as crianças entendem por corrupção.
  • Produção de jornais, fanzines, história em quadrinhos sobre o tema e distribuir na universidade e na comunidade em geral.
  • Pesquisa sobre atitudes e comportamentos no âmbito da escola que favorecem a prática da corrupção.
  • Pesquisa sobre atitudes e comportamentos no âmbito da comunidade que favorecem a prática da corrupção.
  • Projeto de intervenção pedagógica com títulos que versassem sobre:
    • Construindo um país de cidadãos;
    • Que país é este?
    • Política, economia, cidadania e relações sociais;
    • Relações Sociais, valores sociais e cidadania: ontem, hoje e amanhã.

Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano

  • Produção de vídeos para divulgação da campanha.
  • Reflexões sobre o uso da internet indevidamente (plágios e hackers).
  • Apresentações teatrais abordando a problemática apontada pelo grupo, propondo alternativas de mudanças.
  • Produção de jornais, fanzines, história em quadrinhos sobre o tema e distribuir na universidade e na comunidade em geral.
  • Inserção do tema "corrupção" em projetos de ensino nas diferentes disciplinas (Consumo e Consumismo; Política e Politicagem, entre outros).
  • Analisar e debater o tema a partir do vídeo: O que você tem a ver com a corrupção?.
  • Vídeos com situações de corrupção e desonestidades, em que podemos, além das discussões, elaborar textos e desenhos invertendo a situação.
  • Painel literário abordando o tema.
  • Gincana visando à preservação do meio ambiente e do próprio espaço de convivência social: Eu e o Outro.
  • Refletir o tema por meio de músicas, representando–as através de teatros.
  • Realização de "Júri simulado" em defesa da ética e não a corrupção.
  • Debate sobre temas como bulling, ética, corrupção por meio de palestras, colóquios.
  • Roda de discussão, simulando ações contra a corrupção.
  • Pesquisa sobre atitudes e comportamentos no âmbito da escola que favorecem a prática da corrupção.
  • Pesquisa sobre atitudes e comportamentos no âmbito da comunidade que favorecem a prática da corrupção.
  • Elaboração de jogos digitais.
  • Projeto de intervenção pedagógica com títulos que versassem sobre:
    • Construindo um país de cidadãos;
    • Que país é este?
    • Política, economia, cidadania e relações sociais;
    • Relações Sociais, valores sociais e cidadania: ontem, hoje e amanhã.

Ensino Médio

  • Painel literário abordando o tema.
  • Gincana visando à preservação do meio ambiente e do próprio espaço de convivência social: Eu e o Outro.
  • Refletir o tema por meio de músicas, representando-as através de teatros.
  • Realização de "Júri simulado" em defesa da ética e não a corrupção.
  • Discutir temas como bulling, ética, corrupção por meio de palestras, colóquios.
  • Roda de discussão, simulando ações contra a corrupção.
  • Produção de vídeos para divulgação da campanha.
  • Editar vídeos referentes ao tema com perguntas, respostas e proposições de combate à corrupção.
  • Refletir sobre o uso da internet indevidamente (plágios e hackers).
  • Apresentações teatrais abordando a problemática apontada pelo grupo, propondo alternativas de mudanças.
  • Produção de jornais, fanzines, história em quadrinhos sobre o tema e distribuir na universidade e na comunidade em geral.
  • Inserção do tema "corrupção" em projetos de ensino nas diferentes disciplinas (Consumo e Consumismo; Política e Politicagem, entre outros).
  • Debater sobre o tema a partir do vídeo "O que você tem a ver com a corrupção?".
  • Utilização do livro "Corrupção, Estado Democrático de Direito e Educação" de Affonso Ghizzo Neto para estudos, análise e discussão.
  • Vídeos com situações de corrupção e desonestidades, em que podemos, além das discussões, elaborar textos e desenhos invertendo a situação.
  • Discutir com os alunos o Código de Proteção e Defesa do consumidor e Legislação Correlata.
  • Pesquisa sobre atitudes e comportamentos no âmbito da escola que favorecem a prática da corrupção.
  • Júri simulado sobre questões polêmicas na sociedade.
  • Pesquisa sobre atitudes e comportamentos no âmbito da comunidade que favorecem a prática da corrupção.
  • Elaboração de jogos digitais.

Ensino Superior

  • Inserção do tema "corrupção" em projetos de ensino nas diferentes disciplinas (Consumo e Consumismo; Política e Politicagem, entre outros).
  • Analisar e debater o tema a partir do vídeo "O que você tem a ver com a corrupção?.
  • Utilização do livro "Corrupção, Estado Democrático de Direito e Educação" de Affonso Ghizzo Neto para estudos, análise e discussão.
  • Pesquisa sobre atitudes e comportamentos no âmbito do curso de graduação e da Instituição de Ensino Superior que favorecem a prática da corrupção.
  • Pesquisa sobre atitudes e comportamentos no âmbito do campo profissional que favorecem a prática da corrupção.
  • Oficinas, palestras, seminários com professores (manhã/tarde/noite).
  • Realização de palestras semestrais por cursos, sobre os diversos temas de maior ocorrência.
  • Realização de trabalho educativo permanente em sala de aula por parte dos professores, em cada disciplina.
  • Garantir pelo menos uma atividade com foco na Corrupção e Ética nas Semanas Acadêmicas.
  • Solicitação de trabalhos com temas sobre corrupção em todas as disciplinas relacionados à profissão.
  • Abordar os temas sobre corrupção nas disciplinas institucionais.
  • Desenvolver projetos de extensão, de pelo menos uma vaga por UNA, para desenvolver trabalhos em escolas sobre corrupção.
  • Elaboração de Banners criados pelos cursos com a visão do que é corrupção, e exposição dos mesmos em diferentes eventos como Formação Continuada, Feira das Profissões, Semanas Acadêmicas.
  • Atividades para o primeiro dia de aula: Apresentação do Plano de Ensino, discussão sobre corrupção e início dos conteúdos.
  • Agregar pessoas de outras instituições afins para discutir o tema nas Universidades e Centros Universitários (Políticos, Ministérios, Associações Industriais, Comerciais e Logistas, entidades ligadas às categorias profissionais).
  • Apresentação teatral mensal abordando temas específicos do diagnóstico das Universidades, intervalo das aulas e antes de eventos oficiais.
  • Elaboração de um vídeo, por curso da área, com duração de até três minutos e cenas de comportamentos que incentivam a corrupção como "levar vantagem"; (furar filas, jogar papel no chão, não devolução de troco indevido).
  • Júri simulado sobre questões polêmicas na sociedade.
  • Apoio das Universidades e Centros Universitários para discutir e divulgar na mídia a campanha "O que você tem a ver com a corrupção?".
  • Sensibilizar os cursos de pedagogia e licenciaturas para serem multiplicadores e formadores de profissionais que atuarão com crianças em formação de personalidade.
  • Debates sobre o tema:
    • Como poderíamos trabalhar com a punição quando ocorrer alguns casos graves de corrupção?
    • Os estatutos e regimentos da IES dão conta de punir os envolvidos em corrupção na comunidade acadêmica?

Sugestões para os Centros de Atividades Culturais (CEAC) no âmbito escolar ou das instituições de ensino superior

  • Promover para os pais e comunidade em geral a discussão e reflexão sobre o tema.
  • Passeio ciclístico a favor da ética e contra a corrupção.
  • Criação de espaço na escola denominado "Cidadão Responsável" para denúncias de atitudes corruptas na escola, visando à solução do problema (CEAC).
  • Produção de panfletos dando enfoque ao tema e distribuir para a comunidade.
  • Promoção de encontro mensal com a direção da escola, alunos e pais denominado "Fala Sério" para discussão e debate sobre atividades do dia-a-dia escola.
  • Campanha com reflexões sobre corrupção via e-mail junto à comunidade acadêmica.
  • Premiação à escola ou instituição que promover maior mobilização em torno da campanha conforme critérios a serem estabelecidos.

 

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