Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Escolas recebem o projeto “Um passo no seu espaço” sobre cuidado com os espaços públicos

MPDFT

Menu
<

Idealizado pela Prourb, mais de mil estudantes participaram das palestras que ocorreram em parceria com o projeto NaMoral em 2022

O projeto “Um passo no seu espaço” está levando a mensagem de conscientização sobre o cuidado com o patrimônio público para estudantes do Distrito Federal. Ao longo do mês de novembro foram realizadas cinco palestras em escolas da rede pública de ensino, totalizando cerca de 1,1 mil estudantes impactados sobre a importância do uso consciente e respeitoso dos espaços e bens públicos. As unidades educacionais que receberam a palestra foram: CEF 101 e CED 308 do Recanto das Emas, CEF 02 de Ceilândia, CEF Lobo Guará do Riacho Fundo e CEF 01 de Brazlândia. 

Idealizado pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), a iniciativa, que começou em 2019, com escolas de Samambaia, retornou às salas de aula em parceria, agora, com o projeto NaMoral. As duas atividades são focadas em valores de integridade e ética. “Nas palestras, usamos exemplos como uma carteira que está quebrada e como os estudantes podem cuidar daquele bem? E esses adolescentes passam a refletir acerca do cuidado e da revitalização dentro da própria escola como ponto de partida para que consigam projetar para que isso ocorra na própria cidade, em todos os espaços públicos que utilizam”, detalha a promotora de Justiça Yara Camelo, da Prourb.

“Essa parceria entre os dois projetos do Ministério Público reforça a compreensão sobre o cuidado com a escola, a comunidade, o bairro, a cidade e o país. Restaurar a sua escola e seu bairro é algo que faz parte do autocuidado, faz parte da autorresponsabilidade e deve ser natural para os estudantes. Vemos essa integridade altruísta de deixar legados que nem eles mesmos vão usufruir, mas deixar para a próxima geração e isso é muito impactante”, destaca a promotora de Justiça e idealizadora do projeto NaMoral.

O professor de educação física Francisco da Chagas falou que percebe nos alunos uma mudança de postura. “Já estamos vendo resultados pontuais, de um dia para outro, como no Pegue e Pague que tivemos resultados de honestidade surpreendentes, e isso é interessante porque às vezes eles mesmo acreditam e notam que são melhores do que pensavam”, compartilhou.

Revitalização
Uma das missões que o projeto NaMoral propõe é a restauração de um espaço público dentro da própria escola ou na comunidade local,

com o objetivo de tornar os ambientes mais agradáveis para o uso coletivo. Durante a palestra do “Um passo no seu espaço” no CEF 02 de Ceilândia, proferida pela Prourb, no dia 19 de novembro, os estudantes envolvidos no projeto partilharam como foi a experiência de escolher um espaço e promover a revitalização.

O aluno Gonçalves Lima, do 9° D, contou que o local escolhido foi a sala de cinema da escola, e as melhorias foram feitas com recursos arrecadados em outra missão do projeto, o pegue e pague. “Antes era só uma sala normal com cadeiras e uma vidraça que batia muito sol, e agora nós conseguimos melhorar a iluminação para conseguirmos enxergar melhor, também conseguimos aparelho de som. Ficou um espaço temático bem bonito, parece mesmo uma sala de cinema”. E aproveitou para sensibilizar os mais de cem estudantes presentes: “É necessário ter responsabilidade, pedimos a compreensão e conscientização, não é um espaço só dos que participaram da ação, é de todos e pedimos que não vandalizem, pois tem dinheiro nosso e a nossa luta”.

Conheça os projetos

Um passo no seu espaço
Para explicar o projeto aos estudantes, foi criado o personagem de desenho animado chamado Dududuá. Ele é um simpático tamaduá filhote que conta a história de como a pracinha próxima a sua casa tornou-se o seu lugar preferido. Explica que a comunidade se uniu para transformar o local, que estava abandonado e sujo. Com a união de todos, o espaço foi revitalizado e ganhou campo de futebol, parquinho e horta.

A essência do projeto é estimular o engajamento social para a revitalização, utilização e o cuidado com os espaços públicos. Outro objetivo é disseminar, a partir do trabalho nas escolas e para toda a comunidade local, valores como o pertencimento, envolvimento, sustentabilidade, qualidade de vida, e ainda, prevenção à violência e à criminalidade.

 

NaMoral
O projeto busca disseminar valores relacionados à integridade, ética, cidadania e ao enfrentamento à corrupção. O projeto-piloto foi implementado em nove escolas públicas em 2019 e desafiou os estudantes, a partir de ferramentas de gamificação, a construir um ecossistema de integridade. Com ações que alcançaram toda a comunidade escolar, foram cerca de oito mil crianças e jovens impactados. Em 2020 e 2021 foi realizado de maneira virtual com jovens universitários e este ano está sendo aplicado em 12 escolas públicas do DF. A premiação de 2022 do NaMoral para as escolas que mais se destacaram nas missões será realizada em 7 de dezembro, no auditório da Sede do MPDFT.

Em 2020, a iniciativa recebeu o prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), na categoria “Redução da corrupção”. Em 2020 e 2021, o projeto foi implementado em sua primeira versão virtual com estudantes universitários e também transformado em currículo pedagógico para o novo Ensino Médio. Professores de todas as regiões do Brasil receberam formação pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) para a implementação dos conteúdos.

Leia mais:

Projetos NaMoral e “Um passo no seu espaço” conscientizam estudantes sobre cidadania

Projeto NaMoral realiza encontro em escola participante do Jogo da Integridade

Dia D NaMoral: 15 escolas públicas iniciam o “Jogo da Integridade”

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

 

 

.: voltar :.