Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Projetos NaMoral e “Um passo no seu espaço” conscientizam estudantes sobre cidadania

MPDFT

Menu
<

Parceria entre as iniciativas visa a conscientizar sobre o uso adequado dos espaços públicos e sensibilizar para a revitalização de um local definido pelos estudantes

“A integridade individual e coletiva se reflete no cuidado com o patrimônio público. Ser honesto é zelar pelo bem comum e utilizar com responsabilidade os espaços públicos, como a escola, parques, prédios e praças”, explica a promotora de Justiça Yara Camelo. Com essa ideia, ela apresentou o projeto  “Um passo no seu espaço” para cerca de 450 estudantes do CEF 101 e do CED 308 do Recanto das Emas, em palestras realizadas nos dias 7 e 9 de novembro.

Iniciada em 2019 pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), a iniciativa conscientiza sobre o patrimônio público como responsabilidade coletiva. Para fortalecer a proposta,  o projeto  “Um passo no seu espaço” se aliou a outra ação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o projeto NaMoral, que também tem como objetivo disseminar entre crianças e jovens os valores da cidadania, da ética e do engajamento social pelo bem comum. 

Na apresentação aos estudantes do Recanto das Emas, foram citados exemplos do dia a dia da escola, como carteiras rabiscadas e papel de bala no chão, para conscientizar os estudantes sobre os cuidados com o patrimônio, que é para ser utilizado e conservado por toda a comunidade. 

Trabalho conjunto

Este ano, 12 escolas públicas participam do NaMoral. Os estudantes recebem diversas atividades a serem cumpridas e, no mês de dezembro, a escola vencedora será premiada. Uma das etapas do projeto, que é aplicado em formato de game para o desenvolvimento de um ecossistema de integridade no ambiente escolar, será a restauração de um espaço público dentro da escola ou na comunidade local, com o objetivo de tornar os ambientes mais agradáveis para o uso coletivo. 

“Os alunos, dentro do desenvolvimento da cultura da integridade, têm um eixo em que eles trabalham a integridade coletiva. Dentro disso, eles aprendem a olhar para os seus espaços e serem responsáveis por esses eles. Nesse sentido, a sensibilização promovida pela Prourb fortalece o protagonismo dos estudantes em relação ao cuidado e ao zelo com a manutenção do seu ambiente escolar e comunitário”, avalia a promotora de Justiça e idealizadora do NaMoral, Luciana Asper. 

Um passo no seu espaço

Para explicar o projeto aos estudantes, foi criado o personagem de desenho animado chamado Dududuá. Ele é um simpático tamaduá filhote que conta a história de como a pracinha próxima a sua casa tornou-se o seu lugar preferido. Ele explica que a comunidade se uniu para transformar o local, que estava abandonado e sujo. Com a união de todos, o espaço foi revitalizado e ganhou campo de futebol, parquinho e horta. 

A essência do projeto é estimular o engajamento social para a revitalização, utilização e o cuidado com os espaços públicos. Outro objetivo é disseminar, a partir do trabalho nas escolas e para toda a comunidade local, valores como o pertencimento, envolvimento, sustentabilidade, qualidade de vida, e ainda, prevenção à violência e à criminalidade. 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.