Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Curso de “Gestão de conflitos no contexto escolar” apresenta primeira aula

MPDFT

Menu
<

Objetivo do treinamento é apresentar, aos 50 participantes, técnicas de gestão positiva de conflitos para o ambiente escolar

O Grupo de Apoio à Segurança Escolar (Gase) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizou nesta terça-feira, 3 de maio, a aula inaugural do curso “Gestão de conflitos no contexto escolar”, ministrada pelo Professor José Manoel Pereira sobre o tema Educação ao Longo da Vida, como garantia do direito à educação, baseada nos quatro pilares: aprender a conhecer, fazer, ser e conviver.  A capacitação, com 80 horas de duração, está sendo promovida de forma gratuita e virtual para 50 participantes. O objetivo é apresentar técnicas e métodos de gestão positiva de conflitos para o ambiente escolar.

Durante a aula, o professor ressaltou a importância do curso para o aperfeiçoamento dos gestores em formação na prevenção, tratamento e resolução de conflitos no contexto escolar, enfatizando que “é preciso estarmos atentos”, pois “a base da interação entre os homens é o conflito e a sua gramática, com a luta do homem por reconhecimento em suas três esferas: amor, Direito e solidariedade”. 

A promotora de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) e coordenadora do Gase Fernanda Moraes destacou que “o Plano Nacional de Educação, entre as estratégias para fomentar a qualidade do ensino, prevê a garantia de políticas de combate à violência na escola, inclusive pelo desenvolvimento de ações destinadas à capacitação de educadores para detecção dos sinais de suas causas, adoção de providências adequadas e construção da cultura de paz no ambiente escolar. Além disso, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, entre as atribuições das escolas, está a promoção da cultura da paz e medidas de conscientização, prevenção e combate a diversos tipos de violência, como o bullying. O movimento pela pacificação social está presente em todos os espaços do Poder Público, inclusive, na nossa Instituição, conforme Resolução nº 118 do Conselho Nacional, que instituiu a Política Nacional de Incentivo à Autocomposição no âmbito do Ministério Público”.

A orientadora educacional do centro de ensino fundamental 05 de Sobradinho, Cassandra Cruz, que participa da capacitação, frisou que “ o curso era o que estava precisando, pois além de termos que lidar com os conflitos na escola e nossos próprios, precisamos lidar com um novo contexto pós-pandêmico, no qual os estudantes desaprenderam a conviver, os pais não sabem lidar com os próprios filhos e os professores estão um pouco ‘perdidos’ quanto ao seu papel em sala de aula, dada a pressão pela recuperação das aprendizagens versus o número de estudantes com sérias questões emocionais e diferentes contextos”. 

Já a professora do Centro Educacional São Bartolomeu de São Sebastião Henalda Mendes afirma que acredita na força do diálogo e na escuta respeitosa, para “a partir daí, semear nos ambientes de convivência, seja em casa ou no trabalho, o poder da palavra certa ou do silêncio, do olhar sincero e da presença sem julgamentos. Então descobriremos que a paz social é construída, diariamente, por cada um de nós”.  

Capacitação e cultura de paz

O curso terá 19 encontros, nos quais o conteúdo programático incluirá os temas de comunicação não-violenta; moderna teoria do conflito; teoria dos jogos; fundamentos da negociação; panorama e etapas da mediação; e processos circulares. Os instrutores são a secretária-executiva da Coordenadoria Executiva de Autocomposição (Cauto), Leila Duarte Lima, a mediadora de conflitos Anna Maria Marques de Almeida e o voluntário do Gase José Manoel Pereira.

Desde 2005, o Gase contribui para a implementação da cultura de paz nas escolas da rede pública por meio da mediação, que é um mecanismo eficaz de prevenção e de enfrentamento à violência neste ambiente. Clique aqui para conhecer mais sobre a iniciativa.

Leia mais

Gase apresenta trabalho de combate à violência escolar a educadores de Brazlândia

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.