Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Gase apresenta trabalho de combate à violência escolar a educadores de Brazlândia

MPDFT

Menu
<

Encontro foi articulado pela Promotoria de Justiça da cidade e tem o objetivo de iniciar parceria para promover a cultura de paz nas escolas da região

Na sexta-feira, 25 de março, orientadores educacionais da Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo o trabalho do Grupo de Apoio à Segurança Escolar (Gase). A coordenadora do projeto, servidora Caroline Resende, realizou apresentação sobre os principais projetos do grupo. O encontro virtual foi mediado pela coordenadora dos orientadores educacionais da Regional, Luana Emanuelle da Silva.

Com o retorno às aulas presenciais, o Gase tem percebido um aumento na demanda, em diversas regionais de ensino. “Devido à pandemia, esses adolescentes estão retornando à escola presencialmente e temos percebido muitos desafios com relação às relações interpessoais, porque os jovens passaram muito tempo em casa”, explica Caroline.

Dentre as iniciativas apresentadas, estiveram o “Meu projeto de futuro”, “Conte até dez nas escolas”, as mediações e a formação de mediadores de conflitos no ambiente escolar. Além disso, o Gase oferecerá, em julho, capacitação para intervenções direcionadas e efetivas em casos de bullying, que tem o objetivo de formar multiplicadores para um programa de combate ao problema. 

O “Meu Projeto de Futuro” é uma iniciativa de capacitação que tem o intuito de orientar adolescentes a planejarem o futuro, traçar metas e pensar formas de concretizar seus sonhos. O projeto, liderado pelo Grupo de Apoio à Segurança Escolar, foi criado pelo educador Marcelo Soresti de Matheus Cota e cedido ao MPDFT. O público-alvo são estudantes do ensino médio.

Já a  campanha "Conte até 10 nas escolas'', divulgada pelo Conselho Nacional do MP (CNMP) tem o objetivo de fomentar o debate sobre o respeito, a valorização da vida e a tolerância dentro da escola. Com o lema "valente mesmo é quem não briga", a campanha visa incentivar os jovens a usar estratégias para se acalmar em situações de conflito. O objetivo é reverter o alto índice de crimes cometidos por impulso, como brigas, agressões físicas ou mesmo homicídios.

Gase

O Gase foi criado em 2005 para, em parceria com as políticas de segurança e educação e as diretorias de escolas da rede pública, promover ações para a prevenção e o enfrentamento às práticas de violência nas escolas. A ideia é fomentar a implementação de uma política pública de mediação escolar, além de persistir nas estratégias de envolvimento da comunidade na construção de soluções conjuntas para a prevenção e o enfrentamento à violência.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.