Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Vídeo na página da Ouvidoria do MPDFT oferece informações àqueles que foram vitimados. Objetivo é facilitar o acesso ao Ministério Público e ao sistema de Justiça

Como forma de auxiliar o cidadão que busca o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) a conhecer seus direitos quando vítima de crimes e atos infracionais, foi disponibilizado o vídeo “Você foi vítima de um crime?”, na página da Ouvidoria da instituição. O setor é o canal oficial para solicitação de informações ou providências, envio de reclamações e denúncias. Em 2020, a Ouvidoria realizou mais de 11,5 mil atendimentos, o que representa uma média de 50 atendimentos por dia útil.

O vídeo faz parte do programa Escutando o Cidadão, que foi criado para assegurar proteção e apoio às vítimas de criminalidade, garantindo-lhes tratamento humanizado em todo o sistema de justiça criminal, em compatibilidade com o princípio da dignidade da pessoa humana. São disponibilizadas informações sobre direitos das vítimas, como, por exemplo, o que fazer se você foi vítima de um crime, como é iniciada a investigação criminal, dados que devem ser fornecidos para o registro da ocorrência e apuração dos fatos, além de explicações sobre a diferença entre as ações penais de iniciativa privada e pública, quando o Ministério Público propõe e acompanha a ação.

Assista o vídeo e confira essas e outras informações importantes para a garantia dos direitos dos cidadãos. 

Para as promotoras de Justiça Anna Bárbara Fernandes e Jaqueline Gontijo, coordenadoras do programa de atenção às vítimas do MPDFT, é importante que a população conheça os seus direitos para que possa exercer a cidadania. Além disso, quando a vítima conhece, ainda que de forma mínima, o funcionamento do processo criminal e sabe o que esperar dele, ela se sente mais confortável para participar do processo.

Iniciativa

O programa “Escutando o cidadão” visa fomentar ações de acolhimento, informação e proteção às vítimas, em consideração aos direitos humanos na perspectiva da pessoa vitimizada,

Para conhecer o portfólio de ações do programa, clique aqui.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Leia mais

Você foi vítima de um crime? MPDFT explica quais são os direitos de vítimas de delitos

MPDFT lança cartilha sobre direitos das vítimas de crimes

MPDFT oferece curso sobre Justiça Restaurativa e Direitos das vítimas aberto ao público

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9604 / 3343-9601 / 3343-6413 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.