Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT lança cartilha sobre direitos das vítimas de crimes

MPDFT

Menu
<

Cartilha digital traz informações úteis para que o cidadão possa exercer seus direitos

 

Vitima crime imagem nota intraO Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) lança, nesta sexta-feira, 18 de setembro, a cartilha “Você foi vítima de um crime?”, que é um desdobramento da campanha iniciada em fevereiro. O objetivo é orientar a população sobre o sistema de Justiça e os direitos das vítimas de crimes. Além de cards informativos para redes sociais, também foi elaborada uma cartilha digital para que o cidadão possa encontrar, em linguagem simples, informações relevantes sobre o funcionamento dos processos criminais.

A iniciativa é do Grupo Nacional de Coordenadores de Centro de Apoio Criminal (GNCCRIM) do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG). As peças da campanha foram criadas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). No MPDFT, a campanha é um desdobramento do programa "Escutando o cidadão", que busca criar uma cultura de atenção às vítimas, estando vinculado à área Restaurativa da Política Permanente de Incentivo a Autocomposição. 

Para a promotora de Justiça Jaqueline Gontijo, uma das coordenadoras do projeto, é importante que a população conheça o funcionamento do processo criminal, ainda de forma mínima, para se sentir mais segura para participar do processo e saber o que se espera dele. “É nosso dever como instituição olhar para essas pessoas. Fortalecidas, elas contribuem ainda mais para o sistema de Justiça ”, afirmou.

Iniciativa

O programa “Escutando o cidadão” tem como base os princípios da Justiça Restaurativa, que lida de forma completa para lidar com o fenômeno da criminalidade. Os participantes são ouvidos de forma empática, atenta e respeitosa. É uma forma de ajudá-los a superar a situação de vítima e oferecer informações que permitam o ressarcimento do prejuízo sofrido.

Para conhecer a cartilha, clique aqui.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Vitima crime Banner nota 1 inter

 

 Vitima crime Banner nota 2 inter

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.