Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Experiência de ciclistas do DF será tema de webinário da Rede Urbanidade

MPDFT

Menu
<

Encontro virtual reunirá especialistas para discutir desafios enfrentados sobre duas rodas na cidade

Nesta sexta-feira, 28 de agosto, será realizado mais um webinário da Rede Urbanidade. Com o tema “Mobilidade por bicicleta no DF: o que pensam os ciclistas?”, o objetivo do encontro virtual é discutir as dificuldades enfrentadas pelos usuários de bicicletas na capital federal. O evento gratuito será transmitido ao vivo, das 19h às 20h30, no canal do Youtube da Secretaria de Educação Corporativa (Secor) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). 

No primeiro painel, Joyce Ibiapina Costa apresentará a pesquisa IDEciclo, que avaliou a qualidade das ciclovias do Distrito Federal. Ela é voluntária da organização Rodas da Paz, coordenadora do IDEciclo em Brasília e gestora institucional da associação Bike Anjo. O tema seguinte será “Pedalar no DF: desafios e potencialidades”, com o jornalista e ciclista Afonso Morais. Criador do projeto Bike Repórter, ele cobre o trânsito em Brasília de bicicleta há quase dois anos. Também já foi competidor de alto rendimento na década de 1990 e usa a bicicleta como meio de transporte, lazer, esporte e trabalho há quase 30 anos.

A última apresentação tratará dos resultados da pesquisa “Mobilidade Urbana Saudável”, na qual foram identificadas as potencialidades e os desafios enfrentados pelos ciclistas na cidade. Quem tratará sobre o assunto é a arquiteta e urbanista e mestre em Psicologia Ambiental Caroline Machado. A moderação do evento ficará por conta do professor e coordenador do Laboratório de Psicologia Ambiental da UnB, Hartmut Günther.

Agenda

Na semana seguinte, em 31 de agosto, das 19h às 20h30, o tema do webinário será “A dinâmica laboral de trabalhadores dos transportes e os impactos na saúde e na segurança viária”. Em 4 de setembro, no mesmo horário, especialistas debaterão “Educação para o trânsito em tempos de pandemia”. No dia 9, o assunto em pauta será “Transporte Coletivo em tempos de Covid-19”. Em seguida, no dia 11 de setembro, profissionais da mídia se reúnem para partilhar experiências sobre “O olhar e as abordagens do jornalismo sobre a mobilidade urbana”. 

Como participar

As inscrições estão abertas até o início de cada evento. Os interessados em receber o certificado devem criar um cadastro na plataforma Moodle do MPDFT. Dentro da plataforma, devem se inscrever no evento da Rede Urbanidade. É lá que estará o link para a transmissão ao vivo. Clique aqui para ver o tutorial. Para assistir sem fazer inscrição, basta clicar aqui.

Trabalho conjunto

A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.