Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT investiga paradeiro de escultura

MPDFT

Menu
<

Tamanho da fonte:

Obra retirada para realização de reformas no balão do Aeroporto, em 2005, ainda não foi reinstalada

O titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, Roberto Carlos Batista, instaurou procedimento, nesta quarta-feira, dia 6, para investigar o paradeiro da Escultura Monumental Espaço Cósmico 81. A obra do artista Yutaka Toyota ficava exposta no balão de acesso ao Aeroporto Internacional de Brasília, desde 1980, e foi retirada para realização de reformas no local em meados de 2005. Até o momento não foi reinstalada.

A Prodema considera a importância da escultura para o patrimônio cultural do DF e oficiou à Terracap, às Administrações Regionais de Brasília e do Lago Sul, ao Departamento de Estrada e Rodagem (DER) e à Secretaria de Cultura. Os órgãos desconhecem o paradeiro da obra.

O procedimento determina, inicialmente, que a 10ª Delegacia de Polícia instaure inquérito, no prazo de 30 dias, para apurar o desaparecimento da obra de arte e o possível crime de furto. O Ministério Público também fará uma audiência pública para tratar do assunto, com a participação do artista responsável e a Subsecretaria de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do DF.

.: voltar :.