Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - GASE quer integrar o esporte ao combate à violência nas escolas

MPDFT

Menu
<

Participantes da reunião (Foto: Jessé Vieira)O uso do esporte como forma de combate à violência escolar motivou o encontro realizado ontem entre o Promotor de Justiça Rubin Lemos e o Secretário de Esportes, Aguinaldo de Jesus, no Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT). A reunião teve como objetivo estudar propostas de atuação conjunta entre o Grupo de Apoio à Segurança Escolar (GASE) e a Secretaria.

A parceria deve iniciar um projeto para implantação de atividades esportivas em 36 escolas que já têm conselhos de segurança escolar. Amanhã, às 10h, os assessores do GASE se reunirão novamente com Aguinaldo de Jesus na Secretaria de Esportes para apresentar um panorama das 36 escolas que serão atendidas e determinar a ordem de fiscalização para análise da estrutura física e escolha dos esportes que iniciarão o projeto conjunto.

Rubin Lemos explicou que a maioria dos conselheiros aprova a inclusão do esporte para motivar os alunos a se aproximarem da escola e combater a violência. O principal obstáculo para a prática esportiva, segundo o Promotor, é a estrutura deficiente e a falta de material das instituições. Sendo assim, Lemos acredita que a parceria entre o MPDFT e a Secretaria deve começar com atividades que não exigem grandes estruturas. “O judô e a capoeira, por exemplo, podem ser praticados numa sala de aula. Basta ter motivação e profissionais capacitados”, declarou Rubin Lemos.

A contratação e a escolha dos professores responsáveis pela supervisão das atividades foi outro tema da reunião. Para o Secretário Adjunto de Esportes, Dênio Menezes da Silva, um convênio poderia ser feito com faculdades do DF para contratação de estagiários. No entanto, é necessário um profissional formado para supervisionar as atividades. O financiamento será estudado a partir da verba da Secretaria, que poderá pedir o apoio da Secretaria da Educação, outra parceira do projeto de segurança escolar do MPDFT. “Nós podemos driblar todas essas dificuldades, contanto que haja motivação dentro das escolas para dar continuidade ao trabalho”, afirmou o Secretário Aguinaldo de Jesus.

O Grupo de Apoio à Segurança Escolar foi criado em 2001, mas as parcerias com Secretarias do DF só começaram este ano, após a publicação da Portaria 148/2008, que uniu o projeto do MPDFT às ações das Secretarias de Educação, de Cultura e de Segurança Pública. O objetivo do GASE é implantar conselhos em todas as escolas públicas do Distrito Federal e incentivar as comunidades a combaterem a violência escolar. O grupo é coordenado pelos Promotores de Justiça Rubin Lemos e Luisa de Marillac, e integrado pelas Promotoras de Justiça Ana Luisa Rivera e Cláudia Valéria Queiroz.

.: voltar :.