Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - PDIJ promove Semana da Criança

MPDFT

Menu
<

Participantes da abertura da Semana da Criança (Foto: José Evaldo Vilela)A Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude (PDIJ) já iniciou as comemorações pelo Dia da Criança. A abertura da Semana da Criança, evento promovido anualmente pela PDIJ, foi realizada na tarde de ontem e contou com a participação de instituições parceiras do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

O Coordenador Administrativo em exercício, Nino Franco, relembrou os 18 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a importância do trabalho em defesa da infância e da juventude. “Temos muitos obstáculos a ultrapassar, mas também temos muitos parceiros para nos ajudar nesta caminhada”, afirmou.

Crianças do projeto Judô com Tranquilini (Foto: José Evaldo Vilela)Para iniciar a comemoração, um grupo de 25 alunos do Projeto Judô com Tranquilini  apresentou-se aos convidados. O programa foi criado pelo atleta José Mário Tranquilini, tricampeão sul-americano de judô. Há oito anos, o judoca decidiu criar uma unidade para ensinar o esporte a crianças e adolescentes carentes do DF. Atualmente, 1,2 mil crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos são atendidos pelo projeto. “É importante estar aqui para conscientizar a comunidade da relevância de um trabalho que pretende proporcionar um futuro melhor a essas crianças”, declarou Tranquilini.

Em seguida, os Batuqueiros mostraram seu trabalho ao público. O grupo faz parte do Instituto Batucar, organização não-governamental que funciona no Recanto das Emas e atende 80 crianças de todas as regiões do Distrito Federal. O idealizador do projeto, Ricardo Amorim, explicou que, inicialmente, pretendia oferecer aulas de instrumentos para as crianças. No entanto, a falta de material fez com que o professor ensinasse uma outra modalidade de música: a percussão corporal. O Instituto também oferece aulas de violão, xadrez e estimula a leitura entre as crianças com uma biblioteca própria.

Crianças do grupo Batuqueiros (Foto: José Evaldo Vilela)No fim da tarde, a Promotora de Justiça Ana Carolina Marquez apresentou a exposição de esculturas de vidro feitas por jovens que cumprem medidas socioeducativas. O projeto surgiu em 2003 e é coordenado pela Organização Nacional da Periferia (ONP). Aline Ribeiro, coordenadora da ONP, acredita em trabalhos educativos para tirar as crianças das ruas e diminuir a criminalidade no Distrito Federal. “Este espaço só incentiva a continuação do nosso trabalho e a criação de outros para montar uma rede de assistência”, afirmou.

A Semana da Criança será realizada até o dia 8 de outubro no Hall de entrada da Promotoria de  Justiça de Defesa da Infância e da Juventude (PDIJ) , localizada SEPN 711/911.

.: voltar :.