Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Jornal de Brasília destaca chat do MPDFT sobre Lei Seca

MPDFT

Menu
<

A edição de hoje do Jornal de Brasília destaca debate sobre Lei Seca, que aconteceu ontem, em chat no portal do MPDFT.

Brasilienses ainda têm muitas dúvidas

Da Redação

Promotora de Justiça Laura Rito (Foto: Jornal de Brasília)A Lei Seca ainda provoca dúvidas na população em relação ao seu funcionamento e aplicação. Prova disso foi o chat (bate-papo pela internet) realizado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), na tarde de ontem, no qual qualquer pessoa pôde acessar a página do MP e enviar perguntas à promotora de Justiça de Delitos de Trânsito, Laura Beatriz Castelo Branco.

O chat teve duração de duas horas, entre 15h e 17h, e a promotora respondeu, ao todo, 39 perguntas de 24 internautas em relação à nova lei. As perguntas mais freqüentes eram sobre a utilização do bafômetro, campanhas de educação no trânsito, constitucionalidade da lei e resultados esperados com as novas regras. Segundo a promotora, o resultado do bate-pa-po ficou dentro do esperado. "As perguntas são boas, a maioria sobre questões práticas e uma ou outra abrangendo questões mais jurídicas", comentou.

A promotora frisou a necessidade de campanhas que expliquem e conscientizem sobre a nova lei e os direitos da população atrelados à ela. "O MP lançou, no final do ano passado, o Projeto Trânsito Consciente e, agora, com a lei, é preciso discutir essas questões cada vez mais", afirmou a promotora.

Além de esclarecer a população, o chat inaugurou um novo canal de comunicação do MP com a sociedade. Ainda na tarde de ontem, um novo layout da página foi inaugurado para maior acessibilidade dos internautas. No site, será possível acessar o link que mostra as discussões que já foram feitas, bem como as perguntas e as respostas. Além disso, também passa a ter um espaço para que a sociedade opine em relação ao tema do próximo chat.

Serviço

Para verificar as perguntas e respostas de ontem ou votar em algum novo tema a ser discutido, basta acessar a página do MP por meio do endereço eletrônico www.mpdft.gov.br  e clicar no link chat.

Perguntas mais freqüentes:

Internauta - Posso me recusar a fazer o teste do bafômetro?
Promotora - Sim, mas isso não impede que você seja punido administrativamente por meio de uma multa e perda da habilitação para dirigir;
Internauta - Há chance dessa lei ser revogada?
Promotora - Isso dependerá da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF);
Internauta - Não seria melhorter aumentado a fiscalização com a lei antiga?
Promotora - No DF, a fiscalização do Detran sempre foi satisfatória. O que acontece é que, agora, o assunto está em evidência e as pessoas acham que há mais blitze;
Internauta - Há perigos dessa lei cair no esquecimento?
Promotora - Espero que a fiscalização continue e que as pessoas tenham consciência do coletivo para que a lei continue apontando resultados positivos.

.: voltar :.