Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Prosus recebe denúncia contra a Secretaria de Saúde

MPDFT

Menu
<

O Promotor de Justiça de Defesa da Saúde Jairo Bisol recebeu, nesta quinta-feira, denúncia contra a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A reclamação foi apresentada pela Deputada Distrital Erika Kokay e pelo Presidente da ONG Amigos da Vida, Christiano Ramos.  A organização montou uma brinquedoteca no Hospital DIA para atender as crianças vítimas de câncer tratadas no local. O projeto, que deveria funcionar às terças e quintas, foi concluído, mas ainda não está em funcionamento.

De acordo com o Presidente da ONG, apesar de ceder o espaço para a brinquedoteca, a Secretaria de Saúde criou dificuldades para o funcionamento do local. O primeiro deles foi o nome dado ao espaço. A brinquedoteca foi batizada, inicialmente, com o título de Fátima Morrana, em homenagem a uma das assistentes sociais do Hospital DIA. A Secretaria informou que instituições não devem ser intituladas com nomes de pessoas vivas. A ONG modificou o nome para “Espaço Renato Russo”, mas não conseguiu resolver o impasse.

Para a Deputada Erika Kokay, o governo não tem dado atenção à saúde das crianças do Distrito Federal. Kokay acredita que os impedimentos não têm sentido. “Todos os custos e materiais para a construção do espaço foram garantidos pela ONG, o local de funcionamento é regular, então porque a brinquedoteca não está funcionando?”, questionou.

O Promotor de Justiça Jairo Bisol afirmou que vai pedir explicações à Secretaria de Saúde. Segundo ele, de acordo com a denúncia, houve descaso em apoiar a iniciativa privada que criou a brinquedoteca. Para Bisol, o Sistema Único de Saúde  é público, mas o governo deve apoiar qualquer iniciativa privada para melhorar o atendimento na rede. “ Vamos investigar, pois uma iniciativa humanística como esta deve receber apoio da Secretaria e de todas as instituições competentes”, declarou.

.: voltar :.