Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT, órgãos públicos e empresários discutem segurança em grandes eventos no DF

MPDFT

Menu
<

Reunião foi realizada nesta terça-feira, 26 de abril, na sede do Ministério Público. Comissão de Segurança dos Estádios quer definir protocolo de segurança.

Estabelecer um protocolo para a segurança de grandes eventos no Distrito Federal foi um dos destaques da pauta de reunião realizada na tarde desta terça-feira, 26 de abril, entre a Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e representantes da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e da concessionária Arena Brasília. O encontro teve o objetivo de identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas forças de segurança e empresários para garantir a segurança nos grandes eventos no DF. 

Durante o encontro, foi ressaltada a importância do governo local delimitar as atribuições de cada órgão, especialmente em relação às parcerias público-privadas, e estabelecer parâmetros de atuação durante os eventos para evitar a ocorrência de abusos ou mesmo omissões por parte da polícia. O secretário-executivo de Segurança, Milton Neves, esclareceu que a secretaria de segurança costuma realizar o planejamento prévio  da segurança dos eventos conjuntamente com as instituições, mas, de fato, não há ainda um protocolo definido.

Ainda durante o encontro foi sugerida, por exemplo, a identificação e separação das torcidas organizadas por meio de alambrado no estádios. Os representantes da Arena Brasília afirmaram que já estão elaborando projeto que prevê a setorização do estádio Nacional de Brasília com a instalação de alambrados.  

O Procurador Distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo, coordenador da Comissão de Segurança dos Estádios, quer que a Secretaria de Segurança faça um levantamento sobre a experiência dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo com os batalhões especializados da polícia militar que cuidam de grandes eventos. Para Sabo, “a retomada de eventos que concentram muitas pessoas inspira cuidados, principalmente com relação à segurança dos presentes”, destacou.  

Um novo encontro da Comissão de Segurança dos Estádios do MPDFT, com a participação de todos os órgãos de segurança e empresários,  será realizado em breve para definir diretrizes e um protocolo de segurança para a realização de  grandes eventos na capital.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.